Programa ‘Praça Cervejeira’ será instituído por decreto nesta sexta

Iniciativa busca incentivar a instalação de beer trucks nas praças de Juiz de Fora


Por Letícia Lapa, estagiária sob a supervisão do editor Gabriel Silva

26/05/2023 às 12h32

O Programa “Praça Cervejeira” vai ser instituído por decreto que será assinado na noite desta sexta-feira (26), viabilizando a instalação de beer trucks nas praças de Juiz de Fora. O objetivo do projeto é “fomentar cervejarias artesanais e locais, difundir a cultura cervejeira, atrair turistas, gerar emprego e renda”, conforme comunicado da Prefeitura. A instalação dos beer trucks será autorizada após o preenchimento de formulário e apresentação de documentos especificados no Programa. 

Os requisitos para que os vendedores se estabeleçam nas praças englobam a apresentação de documentação pessoal e fiscal, inscrição no Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e a pretendida localização do equipamento com a área pretendida para uso. As propostas vão ser analisadas por um grupo técnico formado por membros da Secretaria de Sustentabilidade em Meio Ambiente e Atividades Urbanas (Sesmaur), Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Inclusivo, da Inovação e Competitividade (Sedic) e Secretaria de Turismo (Setur). O Programa “Praça Cervejeira” atende uma demanda do setor, que é certificado pelo estado como um Arranjo Produtivo Local (APL) desde 2017. 

LEIA MAIS

Os caminhões de cerveja vão poder funcionar das 16h às 22h, de segunda a quinta-feira, das 16h à meia-noite na sexta-feira, das 10h até a meia-noite aos sábados e vésperas de feriado e  das 10h até às 22h aos domingos e feriados. Vale destacar que os veículos aprovados vão precisar pagar “preço público”considerando o Decreto Municipal n° 15.646/2022, para poderem funcionar no local.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.