Boulos é nomeado para Secretaria-Geral da Presidência da República

Nomeação foi oficializada no Diário Oficial da União desta terça-feira (21)


Por Estadão Conteúdo

21/10/2025 às 18h08- Atualizada 21/10/2025 às 18h13

O deputado federal Guilherme Boulos (PSOL-SP) foi nomeado como ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República. O anúncio foi feito na segunda-feira, 20, e a nomeação foi oficializada no Diário Oficial da União desta terça-feira (21).

Nas redes sociais, Boulos agradeceu a confiança e destacou seus objetivos no governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). “Agradeço ao presidente @lulaoficial pelo convite para ser ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República”, escreveu.

O convite, conforme apurou o Estadão/Broadcast, foi feito há pelo menos cinco meses. Boulos afirmou que levará ao Palácio do Planalto o aprendizado adquirido ao longo de sua trajetória nos movimentos sociais. Antes de ingressar na política institucional o novo ministro foi líder do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST).

Ele também destacou que sua principal missão será ampliar o diálogo com a população. “Minha primeira tarefa será ajudar a colocar o governo na rua, levando as realizações e ouvindo as demandas populares em todos os estados do Brasil”.

Com a nomeação de Boulos, esta é a 13ª troca de comando no primeiro escalão do governo Lula desde o início do terceiro mandato, em 2023.

Boulos substitui Márcio Macêdo (PT), ex-tesoureiro da campanha de Lula em 2022. Macêdo enfrentava desgaste interno e sua saída já era dada como certa por aliados. A confirmação da troca foi comunicada pessoalmente por Lula na semana passada.

Para anunciar oficialmente a mudança, Lula realizou uma publicação nas redes ao lado dos políticos.

“Convidei o deputado @GuilhermeBoulos para assumir o cargo de ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República. Ele vai substituir o companheiro @MarcioMacedoPT, a quem agradeço por todo o trabalho realizado para a ampliação e o fortalecimento da participação social em nosso governo”, escreveu o presidente.

Quem é Guilherme Boulos?

O novo ministro da Secretaria-Geral da Presidência nasceu em São Paulo, na região de Pinheiros, no dia 19 de junho de 1982. É o filho caçula dos médicos infectologistas e professores universitários Maria Ivete e Marcos.

Seus primeiros anos de estudo foram em escolas particulares. Quando no Ensino Médio, pediu a seus pais que o transferissem para uma escola pública.

O interesse pela política acabou levando-o a ingressar no movimento estudantil, aos 15 anos. Na Escola Estadual Fernão Dias Paes, criou um grêmio estudantil, participou de protestos contra a direção e fez trabalhos de alfabetização de jovens e adultos em comunidades da capital.

Ingressou no curso de filosofia da USP em 2000. Especializou-se em psicologia clínica pela PUC, e se tornou mestre em psiquiatria pela USP. Na vida profissional foi também professor da rede pública e escritor, tendo publicado os livros “Por que ocupamos?”; “De que lado você está?”; e “Sem Medo do Futuro”.

 

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.