Hospital Albert Sabin pode entrar em recuperação judicial

Assembleia para deliberação acontecerá no dia 8 de novembro


Por Hugo Netto

21/10/2025 às 12h19

Hospital Albert Sabin pode entrar em recuperação judicial
(Foto: Olavo Prazeres)

O Hospital Albert Sabin realizou a convocação, na última quinta-feira (16), para assembleia geral extraordinária em que os sócios irão deliberar sobre um possível pedido de recuperação judicial. A publicação, feita na Tribuna de Minas, por meio de edital, especifica que a reunião irá ocorrer no dia 8 de novembro, às 8h e, se for o caso, no dia 19 de novembro, às 19h30, em segunda convocação.

O processo é um meio utilizado por empresas para evitar que sejam levadas à falência. “Ele permite que companhias suspendam e renegociem parte das dívidas acumuladas em um período de crise, evitando o encerramento das atividades, demissões e falta de pagamentos”, pela definição do portal do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

A assembleia também vai deliberar sobre a transformação da empresa de Sociedade Limitada (Ltda.) para Sociedade Anônima (SA) de capital fechado.

Procurado pela Tribuna, o hospital confirmou as informações e se posicionou por meio do envio da seguinte nota:

“A direção do Hospital Albert Sabin confirma a existência da convocação para a Assembleia Extraordinária, marcada para o dia 8 de novembro.

A assembleia tem como objetivo a avaliação de diferentes possibilidades voltadas à continuidade do processo de reestruturação da instituição. A Recuperação Judicial é apenas uma das alternativas que poderão ser discutidas e analisadas pelos sócios, entre outras propostas apresentadas na ocasião.

Portanto, trata-se de uma etapa preliminar, destinada à autorização para o início de estudos e avaliações, conforme previsto na pauta de convocação.

O Hospital Albert Sabin tem promovido uma série de ações e medidas, várias já exitosas, voltadas ao fortalecimento da gestão e à ampliação de sua excelência assistencial.

Tais medidas têm como objetivo principal garantir a qualidade, a segurança e o cuidado aos pacientes — princípios que orientam o trabalho do Hospital Albert Sabin desde sua inauguração, há 33 anos”.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.