Jacaré é resgatado em via pública duas vezes em menos de uma semana em cidade mineira

Bombeiros capturaram jacaré-de-papo-amarelo na terça e no domingo e fizeram soltura em área rural


Por Tribuna

21/10/2025 às 10h45

Um jacaré-de-papo-amarelo foi resgatado pelo Corpo de Bombeiros em via pública, na noite do domingo (19), na cidade de Araçuaí, no Vale do Jequitinhonha, a cerca de 850 quilômetros de Juiz de Fora. O chamado ocorreu por volta das 20h30, na Rua Professora Maria Cunha, altura do nº 430, no Bairro São Geraldo. Segundo o solicitante, o animal estava em frente à residência. Já de acordo com a corporação, o mesmo animal teria sido capturado na terça-feira (14), reaparecendo em perímetro urbano.

jacaré
Registro do resgate realizado no último domingo pelos militares (Foto: Divulgação / Corpo de Bombeiros)

De acordo com a equipe de militares, tratava-se de um jacaré-de-papo-amarelo com cerca de 1,5 metro de comprimento, que circulava pela via, oferecendo risco ao próprio animal e a pedestres. Os bombeiros avaliaram a situação e realizaram a captura de forma segura. Em seguida, constataram que o réptil estava saudável e sem ferimentos aparentes.

O animal foi solto em área da zona rural, afastada do perímetro urbano, em habitat compatível. A orientação considerou a disponibilidade de alimento, água, abrigo e condições de reprodução. O caso foi comunicado à Polícia Militar do Meio Ambiente.

jacaré
Foto: Divulgação / Corpo de Bombeiros

Moradores relataram que o jacaré saiu de uma lagoa situada dentro da cidade e estava “batendo” no portão de uma moradora, que, assustada, acreditou se tratar de um ladrão; o filho, ao chegar, percebeu que era um jacaré. Segundo informações divulgadas pelos bombeiros, a lagoa estaria sofrendo assoreamento, sobretudo pela falta de chuva, o que tem reduzido a oferta de alimento e levado o animal a transitar para a via pública.

Texto escrito com o auxílio do Chat GPT e revisado por nossa equipe

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.