Matias Barbosa aposta no desenvolvimento e na qualidade de vida para atrair investimentos
PUBLIEDITORIAL
Com incentivos fiscais, acesso facilitado a grandes centros e um ambiente urbano que ainda preserva o ritmo interiorano, o município se destaca como um destino estratégico para quem quer empreender sem abrir mão da qualidade de vida.

A poucos minutos de Juiz de Fora e às margens da BR-040, Matias Barbosa vem se consolidando como um dos destinos mais promissores da Zona da Mata para quem busca unir bons negócios e qualidade de vida. Com localização estratégica, incentivos fiscais e infraestrutura em expansão, o município tem atraído empresas e empreendedores que enxergam na cidade um terreno fértil para crescer com mais tranquilidade, custos equilibrados e um ambiente acolhedor.
O cirurgião-dentista e empreendedor Leonardo Piccinini é um bom exemplo dessa união entre negócios e qualidade de vida. “Tenho uma relação afetiva com Matias Barbosa, minha família é matiense e escolhi criar meus filhos aqui. Sempre enxerguei a cidade como uma extensão de Juiz de Fora, mas com um ritmo muito mais tranquilo e acolhedor, que é muito bom para a qualidade de vida”, conta o empresário, proprietário do Centro de Odontologia Avançado Dr. Leonardo Piccinini, uma clínica moderna e tecnológica que atrai pacientes de toda a região, inclusive de Juiz de Fora.
Além da área da saúde, Piccinini também investe na construção civil, com empreendimentos residenciais e comerciais que ajudam a movimentar o mercado local. Para ele, a localização é um dos principais diferenciais do município. “Estamos próximos de grandes centros, mas sem abrir mão da qualidade de vida. Essa combinação torna Matias Barbosa uma cidade com muito potencial de crescimento.”

Park Sul é um marco na transformação empresarial
Construído em 1997 pela Pangea Empreendimentos, o Park Sul Empresarial nasceu da necessidade de abrigar a sede da U&M e da falta de um condomínio empresarial de vanguarda na região. Desde então, tornou-se o maior e mais avançado centro empresarial múltiplo da Zona da Mata, como explica Wilson Garbero Júnior, sócio da InvestPark, empresa responsável pelas operações do local.
Segundo Garbero, a visão que deu origem ao empreendimento se concretizou plenamente. “O Park Sul foi planejado para ser um moderno business park, inspirado no que havia de mais avançado à época, criando uma nova vertente de crescimento econômico e social para Matias Barbosa e para toda a região”, destaca.
Com mais de 1.500 empregos diretos e indiretos, o Park Sul impulsiona a economia local e atrai novos negócios. A infraestrutura moderna, a gestão eficiente e os princípios de sustentabilidade são diferenciais do condomínio que alia produtividade e respeito ao meio ambiente. “Temos área de mata preservada, tratamento de todo o esgoto gerado e grande área de convivência”, explica Garbero.
Para ele, a localização privilegiada, a agilidade e a presteza da administração municipal são fatores decisivos para novos empreendimentos em Matias Barbosa. “Já se observa uma grande volume de investimentos residenciais nas áreas às margens da BR-040 entre o Park Sul e a sede do município. Em uma retomada da atividade econômica na região, no estado e no país de forma mais ativa e consistente, certamente este seria um eixo de crescimento”, avalia.

Ambiente empresarial moderno e vantagens competitivas
Esse mesmo potencial aos negócios é reconhecido por Denise Silva, diretora executiva da LNP Logística Internacional, empresa de comércio exterior com duas décadas de atuação no mercado, desde 2005 instalada no Centro Empresarial Park Sul. Ela destaca que a infraestrutura e a favorabilidade do ambiente de negócios foram decisivas para a escolha da cidade. “A isenção do ISS e a localização foram fundamentais na decisão. Aqui temos um ambiente tranquilo, sem trânsito, e acesso rápido a clientes e fornecedores,”, explica.
A LNP atua na coordenação logística de importação e exportação, oferecendo soluções completas que vão desde a coleta no país de origem ao desembaraço aduaneiro no Brasil. A empresa atende clientes em diferentes segmentos, incluindo indústrias de mineração e de alimentos, e mantém integração logística com o Porto Seco de Juiz de Fora e o Rio de Janeiro.
SAIBA MAIS
(32) 3250-1777