Atacante campeão da Série B pelo Cruzeiro disputa competição amadora na região

Atleta havia anunciado uma pausa na carreira em julho deste ano


Por Vinicius Soares

22/10/2025 às 06h00

edu by lara mendes 2 editada
Edu estreou pelo Montanhês no sábado (Foto: Lara Mendes)

O atacante Edu, de 32 anos, campeão da Série B pelo Cruzeiro em 2022, está disputando a Liga Regional de Ubá pelo Montanhês, clube amador de Ervália, cidade a 173 quilômetros de Juiz de Fora. O atleta disputou sua primeira partida pela equipe no sábado (18) e saiu derrotado por 1 a 0 pelo Nacional, jogando na cidade de Senador Firmino, pelo confronto de ida das quartas de final da competição.

“Espero fazer um grande restante de campeonato, para que a gente possa alcançar os objetivos do clube, da cidade e da torcida. Podem esperar um Edu com muita vontade de vestir essa camisa, com muita garra, com muita luta, muita determinação, e se Deus quiser, com muitos gols”, afirma Edu, em um vídeo divulgado nas redes sociais do Montanhês.

Edu voltará a defender o Montanhês no domingo (26), às 10h, contra o Nacional, no jogo de volta das quartas de final da Liga Regional de Ubá, no Campo do Montanhês, em Ervália.

Retorno aos campos

Edu anunciou, no dia 27 de julho, uma pausa na carreira como jogador profissional. O atacante pediu a rescisão antecipada de seu contrato com o Cuiabá, onde disputava a Série B do Campeonato Brasileiro, alegando que precisava cuidar da saúde mental. “Vou cuidar de mim e em breve retorno pro meu último desafio! Obrigado a todos que se preocuparam, obrigado a todos que me ajudaram chegar até aqui e perdão aos que de certa forma falhei. Saio de cabeça erguida, assim como iniciei”, disse o jogador, em um comunicado divulgado no Instagram.

Quase dois meses depois, no dia 10 de setembro, Edu foi anunciado como reforço do Rio Branco-ES, visando a disputa do Campeonato Capixaba, da Copa do Brasil e da Série D do Campeonato Brasileiro.

Edu se profissionalizou no São Gonçalo-RJ, em 2014, e passou por diversos clubes do interior do Rio de Janeiro e de Santa Catarina, até se destacar no Brusque, em 2020, quando foi campeão da Série C. Ainda pelo Quadricolor, em 2021, o atacante ganhou visibilidade após defender um pênalti nos acréscimos do segundo tempo na vitória por 3 a 1 sobre o Remo, pela Segunda Divisão nacional. O jogador terminou a temporada como artilheiro da competição, com 17 gols.

No ano seguinte, Edu se transferiu para o Cruzeiro, onde foi protagonista da equipe vice-campeã estadual e que conquistou o acesso e o título da Série B, em 2022. Na temporada, o atacante marcou 22 gols e distribuiu quatro assistências em 48 jogos.

Em 2023, Edu atuou pelo Dibba Al Fujairah, dos Emirados Árabes Unidos, e pelo Coritiba. No ano seguinte, defendeu as cores do Cerro Porteño, do Paraguai, e do Goiás. Seu último clube profissional foi o Cuiabá, onde permaneceu até julho deste ano.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.