Prefeita, vice-prefeito, secretariado e 23 vereadores tomam posse
Em cerimônia com duas horas de duração, no Cine-Theatro Central, nova Mesa Diretora também é eleita
A prefeita Margarida Salomão (PT), o vice-prefeito Marcelo Detoni (PSB) e os 23 vereadores eleitos tomaram posse nesta quarta-feira (1°).
A cerimônia, marcada para as 17h no Cine-Theatro Central, teve início, com o chamamento dos parlamentares, às 17h30. Até este horário, uma orquestra se apresentou.
O presidente da Câmara Municipal de Juiz de Fora (CMJF), Zé Márcio Garotinho (PDT), presidiu a sessão inaugural do Legislativo, iniciada com a execução dos hinos nacional e municipal.
Durante a lavratura do termo de posse, o momento de manifestação mais acalorada foi quando Roberta Lopes (PL) foi chamada para assinar o termo que oficializa seu mandato, e a maioria dos populares gritou“sem anistia” – da mesma forma como ocorreu na diplomação –, enquanto ela exibiu uma bandeira com seu rosto ladeado pelos do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e do deputado federal Nikolas Ferreira (PL).
Em seguida, os 21 vereadores votaram na chapa para a Mesa Diretora do biênio 2025-2026, composta por Zé Márcio Garotinho se mantendo como presidente, André Luiz (Republicanos) como primeiro-vice-presidente, Julinho Rossignoli (PP) como segundo-vice-presidente, João Wagner Antoniol (MDB), como primeiro-secretário, e Letícia Delgado (PT), como segunda-secretária.
O vereador Negro Bússola (PV) votou contra a chapa única e a vereadora Roberta Lopes (PL) se absteve.
Após a formação da nova Mesa, por volta das 18h05, Margarida e Detoni foram chamados ao palco, sendo aplaudidos de pé pela maioria dos populares.
Em seu discurso, de cerca de 12 minutos de duração, Zé Márcio se dedicou a destacar ações realizadas no último biênio.
Após o chamamento dos novos Secretários e Secretárias do Executivo, um quarteto realizou mais uma apresentação musical.
Às 18h38, Margarida iniciou a leitura de seu compromisso de posse, seguida pelo vice.
Em seu discurso – momento em que o vereador Sargento Mello Casal (PL) deixou o lugar –, a prefeita reiterou quatro compromissos de campanha: reduzir o tempo de espera para exames e consultas especializadas; melhorar o transporte coletivo urbano; resolver em definitivo os problemas de inundação e alagamentos em Santa Luzia, Bairro Industrial, no Mariano Procópio e Democratas; e o tratamento de 90% do esgoto produzido na cidade.
Uma novidade anunciada é de que o Museu da Memória Africana de Juiz de Fora será instalado no Paço Municipal, onde funcionará também a Secretaria de Igualdade Racial.
Estiveram presentes parlamentare, representantes da OAB municipal e estadual, e a reitora da UFJF, Girlene Alves.
Durante a cerimônia, um primeiro pavimento do Central quase cheio permaneceu, por boa parte do tempo, se abanando com leques improvisados por duas horas.
Tópicos: juiz de fora / posse / prefeita / vereadores