Minas Gerais prorroga política de incentivo ao Gás Natural Veicular até 2025

Medida busca manter o combustível competitivo frente à gasolina, ajustando semanalmente os preços


Por Tribuna

27/12/2024 às 08h57

O Governo de Minas Gerais anunciou a prorrogação da política pública de margem variável para o Gás Natural Veicular (GNV) até o final de 2025. A medida, instituída pela Resolução Sede nº 60, busca manter o combustível competitivo frente à gasolina, ajustando semanalmente os preços com base nas variações nos postos.

A política já apresenta benefícios econômicos significativos, com economia de até 34% para veículos leves em comparação à gasolina, e 13% para frotas pesadas movidas a diesel. “Além de oferecer uma alternativa mais acessível, reforçamos nosso compromisso com a mobilidade sustentável de baixo carbono”, destacou Fernando Passalio, secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico.

Resultados positivos e expansão da rede

Desde 2022, a política de margem variável tem estimulado a competitividade do GNV, promovendo a assinatura de novos contratos de fornecimento e ampliando o atendimento em diversas regiões do estado. Essa estratégia também fortalece o projeto Corredores de GNV, que expande a rede de distribuição nas principais rodovias de Minas Gerais.

O desconto aplicado, entre R$ 0,10/m³ e R$ 0,15/m³, não só favorece os consumidores, mas também reduz impactos no setor de convertedoras de veículos, demonstrando a preocupação do governo com o equilíbrio do mercado.

GNV como aliado na transição energética

O gás natural se destaca como um combustível de alta eficiência energética e menor impacto ambiental em comparação a outros combustíveis fósseis. Ele é uma peça-chave na transição para uma matriz energética mais limpa e sustentável.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.