Onça-parda é resgatada em rodovia no interior de Minas

Espécie também conhecida como Suçuarana é bastante comum no Triângulo Mineiro, segundo veterinário 


Por Tribuna

04/04/2025 às 12h26

onca parda conceicao das alagoas foto Divulgacao MKT Uniube
Onça que recebeu o nome de Laís foi reabilitada e devolvida ao seu habitat natural. (Divulgação/Uniube)

Uma onça-parda fêmea, adulta e com cerca de 20 quilos foi resgatada na última quarta-feira (2), por volta das 17h, na rodovia MGQA-27, na Zona Rural de Conceição das Alagoas, no Triângulo Mineiro. A operação foi coordenada por uma equipe do Hospital Veterinário da Universidade de Uberaba (Uniube), com apoio de médicos-veterinários, alunos e bolsistas dUniubeo curso de Medicina Veterinária.

Um pequeno produtor rural capturou a onça em sua chácara e, ao perceber do que se tratava, acionou as autoridades. A equipe de resgate conteve o animal de forma segura com anestésicos e prestou os primeiros socorros ainda no local.

Após a estabilização, a onça foi encaminhada ao Hospital Veterinário da Uniube, onde passou por uma bateria de exames, incluindo radiografia, hemograma e ultrassonografia. O animal recebeu o nome de Laís. Ela pesa 22 quilos e é considerada adulta, com idade estimada entre cinco e seis anos. Segundo os profissionais, ela não apresentava ferimentos e também não estava prenhe. 

onca parda conceicao das alagoas foto Divulgacao MKT Uniube 3
(Foto: Divulgação/Uniube)

Os resultados dos exames laboratoriais e de imagem confirmaram que o animal se encontrava em boas condições físicas e de saúde. O médico-veterinário da Uniube, Claudio Yudi, explica que o aparecimento de onças na região não é incomum. De acordo com ele, trata-se de uma onça-parda, também conhecida como Suçuarana, espécie bastante comum no Triângulo Mineiro. 

“É uma espécie que se adapta facilmente a áreas periurbanas, perto de zonas rurais e com vegetação. No caso desse resgate, por exemplo, ela estava caçando galinhas em uma chácara”, relata Yudi. 

Segundo o veterinário, um exemplar da mesma espécie foi atropelado na mesma região no ano passado. “É uma área com grande presença de animais de médio e grande porte. O surgimento de onças nesses locais não é raro e reforça a importância do manejo adequado e da conscientização da população”, completa.

Com todos os parâmetros clínicos considerados normais, Laís foi reabilitada e devolvida ao seu habitat natural. A soltura ocorreu na manhã desta sexta-feira (4), em uma área de reserva ambiental afastada da Zona Urbana do Triângulo Mineiro, indicada pela Polícia Militar de Meio Ambiente de Uberaba. 

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.