Reforços do JF Vôlei valorizam período de pré-temporada

Equipe está em reta final de preparação para disputa do Campeonato Mineiro e da Superliga


Por Vinicius Soares

24/08/2025 às 06h00

Reforços do JF Vôlei valorizam período de pré-temporada
Entrosamento dos jogadores vem sendo trabalhado durante a pré-temporada (Foto: Leonardo Costa)

Faltam duas semanas para a primeira partida oficial do JF Vôlei na temporada, contra o Praia Clube, em Uberlândia, no dia 5 de setembro. Enquanto a partida não chega, a equipe aproveita o tempo restante para dar entrosamento aos sete reforços que chegaram a Juiz de Fora – em boa parte, o grupo é composto por remanescentes do vice-campeonato da Superliga B. O centrais Jadher Henrique e Lucas Fonseca, o levantador Anderson Batalha e o ponteiro Fernando Pires são quatro das sete novidades do time para a temporada 2025/26. Destes, os centrais já passaram pelo time juiz-forano em outro momento das carreiras.

Torcida chamou a atenção

Nos jogos finais da Superliga B, o JF Vôlei quebrou, de forma sequencial, os recordes de público do Ginásio Municipal Jornalista Antônio Marcos e da competição. A sinergia entre a torcida e a equipe chamou a atenção dos novos reforços. “A influência da torcida é algo que todo atleta busca, ter pessoas que te apoiam fora de quadra. Esse envolvimento é muito importante, porque a gente de fato é energizado por essas pessoas, não tem como não ser influenciado por essas coisas”, afirma o levantador Anderson.

Jadher estava do lado adversário nas partidas decisivas contra o Norde nas semifinais da Superliga B. Para o central, enfrentar o JF Vôlei no Ginásio Municipal foi uma missão ingrata. “É uma torcida muito calorosa, que empurra o time. Deu para ver que o JF Vôlei se sentiu muito abraçado e isso é muito importante. Agora, graças a Deus, não estou contra, então luto junto com eles, estou a favor deles”, analisa o atleta.

A festa da arquibancada foi, inclusive, um motivador para que os atletas fechassem com o JF Vôlei, conforme relata o ponteiro Fernando Pires. “Acompanhei bastante pelo Instagram e vi que é uma torcida incrível. Deu para sentir o calor, bateu um gás a mais, e a expectativa está bem alta pra essa temporada. Eu falo que não adianta só estar dentro de quadra, o calor do torcedor nos incentiva muito mais”, diz.

Com Lucas Fonseca, foi semelhante. O central estava assistindo ao terceiro jogo da semifinal da Superliga B, e isso fez com que começasse a negociação para retornar ao JF Vôlei. “Quando subiu, eu mandei mensagem para o Maurício Bara (diretor do JF Vôlei), parabenizando pelo acesso. E ali mesmo já começaram as conversas, que se concretizaram no final e fiquei muito feliz”, revela.

Momento para ajustes finais

Fernando passou seis anos no voleibol do exterior, até retornar ao Brasil para jogar pelo JF Vôlei. Durante as cinco semanas de preparação, o ponteiro já sentiu a diferença do trabalho realizado no país. “Aqui está sendo bem intenso, mas está bem bacana, estou gostando bastante. Me sinto na minha melhor forma, e isso ajuda bastante a rotina de treino”, conta o atleta.

Para Anderson, os atletas do JF Vôlei apresentaram uma clara evolução quando se compara a primeira semana de treinamentos até o momento atual. “No início da temporada, trabalhamos muito no refino técnico que precisa ser feito, mas já evoluímos. Estamos na parte de jogo, desenvolvendo o saque. Estou bem contente com o que está acontecendo nesse momento”, analisa o levantador.

Lucas entende que a pré-temporada funciona como um processo de reabilitação dentro do vôlei. De acordo com o central, os jogadores estão se entrosando e indo rumo ao caminho certo. “Estamos indo passo a passo, sem pressa, sabendo que a temporada é longa e que a gente precisa estar na melhor condição possível, tanto os que estão dentro de quadra, quanto os que estão fora, para cada um dar o seu máximo para ajudar a equipe”, relata.

De acordo com Jadher, o clima entre os jogadores é leve e descontraído, mas sem abrir mão da seriedade na hora de trabalhar. O central entende que isso é importante para que o JF Vôlei alcance os seus objetivos ao final da temporada. “Isso te deixa mais tranquilo, é tudo muito mais favorável nesse início de temporada, que é um processo longo. São cinco semanas que estamos apresentando algo que, talvez, em muitos outros lugares não seria possível. Estou feliz com a nossa pré-temporada e acho que vamos alcançar grandes objetivos”, diz o juiz-forano.

Amistosos contra Sada Cruzeiro

O JF Vôlei irá enfrentar o Sada Cruzeiro em dois amistosos, que acontecerão na quinta-feira (28) e sexta-feira (29), em Belo Horizonte, no centro de treinamentos da Raposa.

De acordo com o técnico do JF Vôlei, André Silva, não há adversário melhor para testar a equipe neste momento. “Serão dois jogos extremamente importantes. Dali sai muito material para a gente estudar o nosso time, que é o principal motivo de a gente estar lá, e seguir a nossa preparação para o estadual. Logo após esses amistosos, a gente já estreia fora de casa contra o Praia Clube, então nada melhor que se preparar contra os melhores para a gente ter uma bela jornada no Campeonato Mineiro”, afirma.

O JF Vôlei estreia no Campeonato Mineiro no dia 5 de setembro, uma sexta-feira, às 19h30, contra o Praia Clube, em Uberlândia. O primeiro jogo da equipe no Ginásio Municipal Jornalista Antônio Marcos será apenas no dia 19 de setembro, às 20h, contra o Itambé Minas, pela quarta rodada do estadual.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.