‘Não podemos errar’: Ex-Juventus, Rômulo exerce função de liderança no Athletic
Volante de 36 anos diz ter aceitado proposta do alvinegro pela ambição do clube; estreia em São João del-Rei será neste sábado
Um jogador que já vestiu as cores de uma seleção tetracampeã mundial e foi campeão italiano pela Juventus, atuando ao lado de atletas como Buffon, Pogba, Pirlo e Tévez, é uma das principais fichas para o Athletic na disputa da Série C do Campeonato Brasileiro. O volante Rômulo, 36, que chegou a ser convocado para a Copa do Mundo 2014 pela Itália – mas acabou cortado, por uma lesão no músculo adutor direito – é a figura de experiência e liderança para a equipe de São João del-Rei na Terceira Divisão nacional.
No último sábado (20), o Athletic estreou na Série C com vitória por 4 a 0 contra o Caxias, fora de casa. O primeiro gol foi contra, e os outros três marcados por Jonathas Jesus, atacante com passagens em clubes da Europa como Real Sociedad, da Espanha, Rubin Kazan, da Rússia, e Brescia, da Itália. Ele foi o artilheiro do Campeonato Mineiro deste ano, com sete gols, ao lado de Hulk, do Atlético-MG. Nessa partida, Rômulo começou no banco e entrou após o intervalo.
Depois de estrear pelo Esquadrão de Aço na primeira rodada, Rômulo fará neste sábado sua primeira partida com a presença do torcedor do Athletic. O clube de São João del-Rei, atual líder da Série C, enfrenta o Remo, 15° colocado, neste sábado (27), às 19h30, no Estádio Joaquim Portugal. “Estou aqui há duas semanas e gostando. O clube está crescendo mais rápido do que esperava, está se estruturando, todo departamento está fazendo de tudo para melhorar. Já adquiriram um espaço que está entre os maiores do Brasil como centro de treinamento”, analisa.
Sobre o campeonato, o ex-seleção italiana acredita que o Athletic terá força para brigar no topo, ainda mais após as últimas contratações. “De perna, estamos muito bem. Sabemos que a Série C é um campeonato difícil, curto, somente 19 jogos, diferente das duas principais competições do futebol brasileiro. Os jogadores não podem errar, o treinador também não, são poucas partidas e precisamos fazer o máximo para conseguir os pontos e classificar, para, nas chaves finais, conseguir o tão sonhado acesso”, diz Rômulo.
Questionado sobre os motivos que o fizeram deixar a aposentadoria dos gramados – Rômulo não atuava desde 2022, quando saiu do Cruzeiro – o camisa 16 fala que o principal fator foi o projeto apresentado pelo Athletic. “Já conhecia o Fábio (Mineiro), temos uma amizade, juntamente com o grupo italiano, que adquiriu uma parte. É um projeto ambicioso, em que o clube quer chegar entre os 40 principais do Brasil, queremos o acesso para a Série B e, depois, A”.
Além de enxergar o clube com potencial de crescimento, Rômulo pretende ter oportunidade de crescimento em seu pós-carreira. “Isso foi colocado em pauta. Tenho as licenças para treinador tanto no Brasil quanto na Itália, e quero, futuramente, exercer essa profissão. Todos esses elementos me fizeram dizer sim”, aponta.