Acesso do Tupynambás depende de combinação de resultados no Módulo II
Baeta não venceu em quatro rodadas do quadrangular final e novo tropeço na próxima rodada elimina o clube juiz-forano
O Tupynambás está à beira de ver frustrada a possibilidade de conquistar o acesso para a elite do futebol mineiro. No domingo (19), o Baeta empatou em 0 a 0 com o Democrata-GV, em partida válida pela quarta rodada do quadrangular final do Módulo II do Campeonato Mineiro e permaneceu na lanterna da última fase. A partida aconteceu no Estádio Municipal Radialista Mário Helênio, em Juiz de Fora.
Iniciando a rodada com apenas um ponto conquistado, o Baeta precisava de vitória para se incluir na briga pelas duas primeiras colocações do quadrangular final, que dão acesso ao Módulo I do estadual. Para a missão, a equipe juiz-forana foi escalada pelo treinador Gustavo Brancão com Renan Rinaldi; Yuri Ferraz, Davy, Rayan e Lucas Rodrigues; Thomas, Michel Elói e Alisson; Nicholas, Cléber Pereira e Jair Arame. Já o Democrata, do treinador Paulo Schardong, teve Lucão; Matheus Pivo, Roni Lobo, Matheus Carioca e Ailton Santos; Leandro Bulhões, Fábio Leite e Matheusinho; Octavio, Nael e Pedrinho.
Com o empate, o Tupynambás permaneceu na quarta colocação da fase final, com 2 pontos conquistados. O Democrata, por outro lado, caiu da liderança para a segunda posição, com 7 pontos.
Na próxima rodada, o Baeta volta ao Mário Helênio para enfrentar o Villa Nova, no próximo sábado (25), às 18h. Na segunda (27), o Democrata enfrenta o Nacional de Muriaé, às 20h30, no Estádio Mamudão, em Governador Valadares.
Baeta por um fio
Com dois pontos conquistados faltando apenas duas rodadas para o encerramento do estadual, o Tupynambás precisa de uma improvável combinação de resultados para conseguir retornar à elite. O Baeta tem que vencer as duas últimas partidas (contra Villa Nova e Nacional, na ordem) e torcer para que ao menos dois dos três concorrentes não ultrapassem os 8 pontos.
Atualmente, o Villa Nova lidera o quadrangular com 7 pontos, mesma pontuação do Democrata, que fica abaixo por conta do número de gols marcados (cinco contra três). O Nacional de Muriaé está na terceira colocação, com cinco pontos.
A critério de comparação, em 2020 o Athletic conseguiu a classificação na segunda colocação com 9 pontos conquistados no quadrangular final. Não é possível aumentar o espectro de comparação porque, em 2018 e 2019, a competição era decidida por mata-mata nas fases finais. Nos anos anteriores, a decisão se dava por meio de um hexagonal final.
Tópicos: baeta / Módulo II / tupynambás