72ª edição da Corrida da Fogueira acontece no sábado
No total, foram 2.535 inscrições para a prova que tem largada na praça do Bom Pastor, às 19h
A 72ª edição da Corrida da Fogueira acontece na noite de sábado (22). Uma das mais tradicionais de Juiz de Fora, a prova tem trajetos de 7 km de corrida e 3,5 km de caminhada para todas as categorias. A largada está marcada para a praça do Bairro Bom Pastor, na Zona Sul, às 19h. De acordo com a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), 2.535 pessoas foram inscritas para a corrida, sendo 2.395 inscrições para a categoria adulta e 140 para a categoria kids.
A entrega dos kits ocorrem entre esta sexta (21) e o sábado (22), no 2º Piso do Santa Cruz Shopping, localizado na Rua Jarbas de Lery Santos, 1655, no Centro. A entrega de chips está marcada para ocorrer das 17h30 às 18h45 de sábado.
Antes da corrida principal, acontecerá a “Fogueirinha”, prova dedicada às crianças, marcada para às 16h, também na praça do Bairro Bom Pastor.
Mudanças no Trânsito
Por conta da corrida, os cruzamentos da Avenida Rio Branco, após a Rua Salgado Filho, no Bairro Bom Pastor, até a Rua Agassis, no Bairro Mariano Procópio, ficarão fechados a partir das 18h30. Também em razão da prova, a Avenida Doutor José Procópio Teixeira, na pista sentido bairro, entre as ruas Dr. João Penido Filho, terá a mão invertida, e a Rua José Mário Vilella será totalmente interditada a partir das 8h de sexta-feira (21), também com proibição para estacionamento de veículos no trecho, para a montagem da estrutura da prova.
A Prefeitura ainda informou que agentes de trânsito vão monitorar o percurso da corrida, mas alertou para retenções no trânsito em toda a região central da cidade e na Zona Sul como consequência da prova.
A Corrida da Fogueira
A prova leva o nome de Corrida da Fogueira por ter começado em uma festa junina, ainda na década de 1940. A primeira edição aconteceu em 23 de junho de 1942, quando 47 atletas percorreram o percurso que, na ocasião, também foi de sete quilômetros. Por ter iniciado em um período em que as corridas de rua eram menos populares, a prova passou a ser considerada uma das mais tradicionais de Minas Gerais.