Juiz-forano representa Minas na Copa das Confederações de beach tennis
Com apenas 16 anos, Lucas Vieira já é campeão brasileiro, joga entre os profissionais e sonha em chegar ao top 100 mundial
O juiz-forano Lucas Vieira, de 16 anos, morador da Cidade Alta, se sagrou campeão da Copa Minas de Beach Tennis na categoria adulta, no último dia 8, em Uberlândia. Na oportunidade, sua dupla foi o muriaense Guilherme Xaia. Com essa conquista, Lucas garantiu vaga para a Copa das Confederações – um dos maiores torneios a nível nacional e profissional da modalidade -, que acontece em Fortaleza, entre os dias 15 e 18 de novembro. Ele representará a seleção de Minas Gerais.
“Essa competição reúne os melhores de cada estado, terá um nível muito alto. Estou muito ansioso para encontrar com todos, jogar, torcer e conhecer novas pessoas. Quero apresentar o meu melhor nível de jogo, acho que os resultados virão como consequência”, acredita Lucas.
Na Copa das Confederações, o juiz-forano fará dupla com um jogador de Belo Horizonte. No ano passado, Lucas disputou essa mesma competição. “Mas foi tudo muito desorganizado, não consegui um bom resultado, fiquei em oitavo lugar geral”, relembra.
Leia mais matérias de Esportes aqui.
Prodígio
Apaixonado por esportes desde pequeno, Lucas já praticou futebol, futsal e tênis. Ele começou no beach tennis no início de 2022 após ter visto atletas de sua idade praticando em alto nível. Em pouco mais de um ano e meio, o jogador já foi, na categoria sub-16, campeão brasileiro no masculino e vice na mista, além de vencedor da Copa Minas na categoria A – destinada a profissionais. Até o momento, ele disputou quatro ITF Beach Tennis Tour (ITFs), que o fizeram pontuar no ranking mundial profissional, apesar da pouca idade.
Independente de seus afazeres, Lucas realiza pelo menos cinco treinos semanais da modalidade, na Orla Beach Sports, com os professores Felipe Toledo e Alexandre Gomide. “Me sinto muito orgulhoso e honrado pelas minhas conquistas. Vejo que meu esforço diário está sendo recompensado”, analisa o atleta.
Questionado sobre os próximos passos que pretende dar no beach tennis, o adolescente demonstra sonhar alto. “Daqui alguns anos, quero conquistar algum título ITF e estar entre os 200 do mundo. E mais pra frente, ser reconhecido pelo esporte, chegar no top 100 mundial”, planeja.