Tupi vai para o tudo ou nada na última rodada da 1ª fase do Módulo II
Galo Carijó enfrenta o Betim no sábado; se ganhar, avança à próxima etapa, mas, se perder, corre risco de cair para a ‘Terceirinha’
A trajetória do Tupi no Módulo II do Campeonato Mineiro foi de altos e baixos. Da vitória surpreendente na estreia a seis jogos seguidos sem marcar, passando por duas goleadas sofridas por 4 a 0, mas com recuperação na reta final. A uma rodada do fim da primeira fase da competição, tudo pode acontecer com o Galo Carijó: o clube tem chances de avançar para a próxima fase, de não se classificar e até de ser rebaixado para a Terceira Divisão estadual pela primeira vez na história.
O que determinará o futuro do time de Juiz de Fora será o jogo de sábado (22), às 15h30, quando a equipe enfrenta o Betim, na Arena Vera Cruz, pela última rodada da primeira fase do campeonato. No momento, o Tupi está na quarta colocação do Grupo A do Módulo II, com dez pontos. O Betim, adversário da próxima partida, tem 11 e está em terceiro – é o primeiro clube dentro do G-3, a zona de classificação. O líder e já classificado é o Aymorés, com 13, seguido pelo Democrata-SL, em segundo, com 12. Na parte de baixo, está o Valeriodoce, em quinto, com dez, e o Nacional de Muriaé, em último, com nove.
Dessa forma, o Galo Carijó vai para o duelo com uma só missão: ganhar. Caso consiga qualquer vitória simples, estará classificado para a segunda fase. Porém, se perder ou empatar, não só deixa de avançar, como corre sério risco de rebaixamento para a Terceira Divisão em 2025. Os outros jogos da rodada são entre Nacional de Muriaé e Aymorés; e Democrata-SL e Valeriodoce, no mesmo dia e horário.
Internamente, há confiança de que o Tupi irá classificar. Em entrevista coletiva após o último jogo, quando a equipe empatou por 1 a 1 com o Democrata-SL, em Juiz de Fora, o técnico Guiba definiu que esse é o único objetivo. “Não pensamos em não cair, apesar de ser real a possibilidade. Temos que jogar e vencer, que iremos classificar. Nós estamos acreditando e o torcedor também precisa acreditar. Os atletas estão se doando, confio no grupo”, afirmou.
Confira a situação do Tupi em cada um dos casos
- Tupi vence o Betim: classificado para a próxima fase
- Tupi empata com o Betim: não classifica e precisa que ou Valeriodoce ou Nacional percam/empatem seus jogos para não ser rebaixado
- Tupi perde para o Betim: não classifica e precisa que ou Valeriodoce perca, ou Nacional empate/perca para não ser rebaixado
Grupo B do Módulo II já tem classificados
Mesmo restando uma rodada para o fim da primeira fase, os classificados para a próxima etapa do Grupo B já estão definidos: North (18 pontos), URT (16) e Mamoré (12). Enquanto isso, a luta contra o rebaixamento será definida nos detalhes: Varginha, Caldense e Boa Esporte têm oito pontos cada. Nessa rodada, os jogos são entre Boa Esporte e URT; Caldense e North; e Mamoré e Varginha.
Próxima fase
Neste ano, o Módulo II terá novamente seis classificados (três de cada grupo) para a segunda fase, mas não haverá um hexagonal final como aconteceu em 2022 e 2023. A divisão será feita baseada na classificação geral da seguinte forma: o primeiro, quarto e sexto formam um grupo, e o segundo, quinto e quarto, formam outro.
Eles se enfrentam dentro da chave em ida e volta, e o melhor de cada grupo se classifica para a final – essas duas equipem já garantem o acesso para o Módulo I do ano que vem.
Na final, serão dois jogos, de ida e volta, com o primeiro colocado na segunda fase com a vantagem de decidir em casa. Em caso de uma vitória para cada lado, o critério utilizado será o saldo de gols. Se a igualdade permanecer, o campeonato será decidido nos pênaltis.
*Sob supervisão do editor Gabriel Silva