Bolsa Atleta municipal aprova 29 novos benefícios

Outros 29 pedidos foram indeferidos; ao todo, 69 esportistas recebem o incentivo em Juiz de Fora


Por Davi Sampaio

15/09/2024 às 06h00

A Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) divulgou, na última semana, o resultado da seleção do Bolsa Atleta municipal. Entre as 58 solicitações apresentadas para o programa, 29 foram deferidos ao final do processo. No total, o edital previa a concessão de 58 bolsas, mesmo número de inscrições, no somatório das categorias individual e coletiva. A listagem está disponível no Atos do Governo.

Das bolsas concedidas, foram 22 na categoria individual, seis na estudantil e apenas uma na individual. De acordo com a Prefeitura de Juiz de Fora, ao todo, 69 atletas utilizam o benefício. “No primeiro edital de 2023, quatro foram aprovados, e três seguem com a bolsa. No segundo semestre, foram 21 bolsistas, e 15 continuam. Já no edital do primeiro semestre desse ano, foram 22 bolsistas. Com os 29 de agora, totalizam 69”, afirma a PJF, em nota.

Sobre o alto índice de indeferimentos (29), a Prefeitura diz que “as pessoas que não foram contempladas com a bolsa não atendiam a exigência do edital. Informamos ainda que todas as informações para o atleta receber o programa está no edital. Além disso, foi colocado uma equipe à disposição para tirar as dúvidas dos atletas”.

O Bolsa Atleta

O Bolsa Atleta municipal foi sancionado no início de 2023 e prevê pagamentos sequenciais ou eventuais, que podem chegar a no máximo um ano, para atletas que precisam de aporte financeiro pontual para competir, ou custeio da preparação e da realização de competições esportivas. O programa está dividido em quatro categorias: individual, destinada a atletas e paratletas; coletiva, para equipes esportivas; técnica, para treinadores e assistentes desportivos; e estudantil, para atletas a nível escolar, e os auxílios podem ser de R$ 660 ou R$ 1.320.

Para que o pedido seja aprovado, o candidato deve atender uma série de pré-requisitos, como residir em Juiz de Fora, não ser remunerado por alguma entidade de prática desportiva, apresentar resultados dentro de sua modalidade nos últimos três anos e ter um projeto esportivo em que atue, dentre outras exigências. No caso da bolsa estudantil, o atleta deve estar matriculado em instituição de ensino, pública ou privada, além do aval de seus responsáveis, em caso de menores de 18 anos.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.