Gabrielzinho mira três medalhas de ouro na Inglaterra

Nadador radicado em Juiz de Fora participará de cinco provas em Manchester


Por Davi Sampaio, estagiário sob a supervisão do editor Gabriel Silva

12/07/2023 às 07h32- Atualizada 05/09/2023 às 12h09

gabrielzinho by reproducao instagram
Paratleta venceu três provas no Campeonato Mundial do ano passado (Foto: Reprodução/Instagram)

O nadador paralímpico Gabrielzinho, que representa o Praia Clube e realiza seus treinos na Faculdade Educação Física e Desportos (Faefid) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), disputará o Campeonato Mundial de Natação Paralímpica entre os dias 31 de julho e 6 de agosto, em Manchester, na Inglaterra. Ele irá defender seus três títulos mundiais da classe S2 (nadadores com membros inferiores, mãos e tronco afetados, com problemas de coordenação), conquistados no ano passado. Na ocasião, ele venceu nos 50m costas, 100m costas e 200m livre.

Além das suas provas-alvo, Gabrielzinho estará nas piscinas para nas disputas dos 50m peito e dos 50m livre, a última na classe S3, uma acima da sua. Pela quantidade de provas, a disciplina e o foco têm sido os motores para a continuidade de treinamentos intensos em busca de mais recordes, como ele garante à Tribuna. “Trabalho pensando na minha evolução, é a melhor maneira de se fazer. O Mundial é a principal competição do ano, quero defender meus três títulos. É hora de colocar todo o trabalho em prática, ir em busca das melhores marcas e, se Deus quiser, conseguir medalhas de ouro”, traça Gabrielzinho.

“Vamos em busca das medalhas”

Quem estará em Manchester com o atleta é o seu braço-direito, o treinador Fábio Antunes. Ele afirma que seu trabalho com Gabrielzinho é buscando o máximo grau de excelência, por se tratar de um nadador diferenciado. São realizados, em cada semana, seis treinamentos na piscina, dois na academia e dois de fisioterapia. Por isso, em todas as competições que a dupla participa, o intuito é estar no lugar mais alto do pódio.

“Para o Mundial, não pensamos diferente, vamos em busca das medalhas. Estamos com um programa de treinos bem estruturado e monitorado. Toda equipe multidisciplinar está focada em um mesmo objetivo, que é fazer o atleta nadar o mais rápido possível a cada dia. Na reta final, os treinos são mais intensos, é o momento de ajustar todos os detalhes para chegar lá na melhor forma possível”, fala o treinador.

Conforme acredita Gabrielzinho, a torcida da população juiz-forana será sua maior aliada durante o Campeonato Mundial. “Peço que continuem na torcida sempre, mandando energias positivas. Isso me motiva muito, é sempre uma honra representar a todos da cidade”.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.