Após indefinição de local, Tupi enfrenta o Serra-ES pela Copa do Brasil sub-20
Partida teve de ser alterada para estádio de Belo Horizonte, nesta quinta, às 15h30 e com transmissão; equipe tenta relembrar campanhas históricas de 2019 e 2020
A equipe sub-20 do Tupi viveu dias de apreensão entre domingo (7) e segunda-feira (8), mas, após o reagendamento para novo local e o adiamento da partida em 24 horas, o Galinho estreia na Copa do Brasil sub-20 nesta quinta-feira (11), às 15h30, em duelo de vida ou morte contra o Serra-ES. Com a indisponibilidade do Estádio Municipal Radialista Mário Helênio por conta do lockdown decretado pela Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), o Sesc Venda Nova, em Belo Horizonte, recebe o confronto decisivo, que será transmitido pela plataforma MyCujoo.
Anteriormente marcado para quarta-feira (10), o embate entre Tupi e Serra marca a segunda participação consecutiva do Alvinegro de Santa Terezinha na Copa do Brasil sub-20, em premiação duplicada pela histórica campanha de 2019. Naquele ano, o Galinho conseguiu a vaga para a Copa do Brasil de 2020 após ser vice-campeão do Campeonato Mineiro sub-20. Os comandados de Wesley Assis também participaram da Copa São Paulo de Futebol Júnior de 2020, quando alcançou a terceira fase do principal torneio de base brasileiro e só foi parado pelo Athletico Paranaense.
Após reformulação completa no elenco e na comissão técnica do Galinho, no entanto, a campanha na Copa do Brasil de 2020 foi decepcionante: o Tupi foi goleado por 5 a 0 pelo Bragantino-PA e eliminado na primeira fase. A edição de 2021 surgiu como uma inesperada oportunidade de causar uma nova impressão na competição nacional, uma vez que ocorreu por conta do cancelamento do Campeonato Mineiro sub-20 da temporada passada, que é o responsável por classificar os times de Minas Gerais para o torneio nacional. Os representantes mineiros na Copa do Brasil deste ano, então, são os mesmos da edição anterior.
Período curto de trabalhos
A formação do elenco e o início dos treinamentos da equipe sub-20 do Tupi começaram em fevereiro, com pouco mais de um mês de trabalhos antes da estreia na Copa do Brasil. A equipe comandada pelo técnico Wandercley Silva realizou duas partidas preparatórias durante o período, vencendo ambas: 4 a 0 sobre o Itaguaí-RJ e 3 a 1 em um confronto interno com o time sub-23 do próprio Alvinegro. Em conversa com a Tribuna, o técnico do Galinho fez ressalvas quanto ao curto período de preparação. “Acredito que tempo para conhecer um pouco de cada atleta nós tivemos, sim. Porém, para formar uma equipe perfeita ainda não foi o ideal. Mas, acreditamos no talento e na experiência de alguns para, com o tempo, fazer este grupo vencedor”, projeta Silva.
Para o treinador, o ponto alto da equipe é o conjunto de jogadores focados. “Temos vários fatores de destaque em nosso grupo e um deles é a dedicação nos treinos e a união de todos, e sabemos que no futebol de hoje isso conta muito”, celebra. Wandercley ainda afastou a comparação do trabalho atual com a campanha frustrante na Copa do Brasil de 2020. “Estamos em 2021, e um novo ano é feito de novas metas e resultados diferentes. Acredito no trabalho, que sempre leva a resultados melhores no futuro”, complementa.
A Tribuna buscou contato com os responsáveis pela gestão do projeto de base carijó, do Grupo Multisport, atrás de informações sobre o vínculo firmado com o clube, a divisão de direitos dos atletas e outras informações sobre o contrato, mas não obteve retorno após mais de uma semana de tentativas.
‘História de 2019 é inspiração’
O lateral-esquerdo Gabriel Neto, de 20 anos, é um dos integrantes do novo elenco carijó. Atleta de velocidade e boa chegada no ataque, como ele mesmo se define, o jovem destacou a pegada forte nos treinamentos preparatórios para a competição nacional. “Os treinos foram muito intensos para buscar um resultado positivo. Espero uma partida bem difícil (contra o Serra). Sabemos que em um jogo de estreia muitos fatores podem surpreender”, alerta o jogador.
Gabriel ainda lembrou das campanhas vitoriosas de 2019 e do início de 2020, que servem de inspiração para o elenco atual conseguir glórias parecidas, segundo ele. “Sempre existe um gás a mais pelo sucesso obtido e nosso grupo também é qualificado para conseguir grandes resultados e atingir o sucesso e as possibilidades necessárias. Trabalhamos para alcançar a positividade”, garante.
Tópicos: tupi / tupi sub-20