Micro-ônibus cai em barranco no Bairro Niterói, em Juiz de Fora; homem de 69 anos é vítima fatal
Pelo menos oito pessoas estavam no coletivo; veículo irá passar por perícia, informa PJF
Um micro-ônibus da linha 300 – Campo Alegre/Via Granjas Primavera- caiu em um barranco na Rua João Duarte Silveira, no Bairro Niterói, na Zona Sudeste de Juiz de Fora, na manhã desta segunda-feira (19). Ao todo, uma pessoa morreu e outras sete ficaram feridas. A Polícia Militar, o Corpo de Bombeiros e o Samu-Cisdeste foram acionados para a ocorrência. Por volta do 12h, o resgate de passageiros ainda estava sendo feito. As informações dos bombeiros dão conta que o veículo teria capotado e, em seguida, caiu de uma altura de cerca de 20 metros.
A reportagem da Tribuna foi até o local e encontrou o veículo ainda tombado. Às 12h50, a última passageira estava sendo retirada do ônibus. Ela aparentava ferimentos leves e foi retirada em uma maca para ser atendida pelo Samu-Cisdeste.
O acidente ocorreu em uma estrada de terra. O motorista do veículo relatou que trafegava muito próximo à beirada da via, quando perdeu a estabilidade e tombou, levando à queda no barranco. Dos oito passageiros, cinco eram adultos — três homens e duas mulheres — e três crianças — dois meninos e uma menina. Todos estavam dentro do veículo no momento da chegada do socorro. Ainda haviam mais pessoas no ônibus, que conseguiram sair sozinhas.

De acordo com o Samu-Cisdeste, a vítima fatal, homem de 69 anos, apresentava sangramento na barriga. Ele foi encaminhado para o Hospital de Pronto Socorro (HPS) para atendimento de urgência. O paciente chegou a ser levado ao centro cirúrgico, mas não resistiu.
Além disso, a Prefeitura de Juiz de Fora informou, às 16h21, o estado das outras sete pessoas: o motorista, de 48 anos, teve fratura identificada no fêmur e cotovelo;outro homem, de 64 anos, estava clinicamente estável, sendo acompanhado pela equipe de neurologia do HPS; uma mulher, de 49 anos, estava estável, em atendimento por picada de animal peçonhento no HPS; outra mulher, de 31, também se encontrava estável e seguia em atendimento no HPS; duas crianças, 13 e 3 anos, foram atendidas na UPA Norte e liberadas; por fim, outra criança de 11 anos estava estável e em atendimento no PAI.

Este jovem de 11 anos estava voltando da escola no momento do acidente. Neide Maria Procópio, avó do menino, afirmou que ele foi o primeiro a sair do veículo e chamar ajuda. “Ele conseguiu sair, pulou a janela e foi correndo até o bairro pedir socorro. Ele teve um machucado no queixo e na cabeça, mas está bem”, tranquiliza.

Quando os bombeiros chegaram, três vítimas já haviam saído do veículo, enquanto outras cinco (uma criança e quatro adultos) continuavam presas no interior, como conta o capitão Yuri Eder Caetano. “Os quatro adultos apresentavam dificuldade de locomoção, sendo três deles presos à carcaça do ônibus. Foi um resgate complicado, mas fizemos a retirada e a imobilização de todos eles e os conduzimos à viatura do Samu. A corporação ainda destaca que uma cobra da espécie cascavel entrou dentro do ônibus depois do acidente. Os militares realizaram a captura do réptil, que será encaminhado ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas).
Esse é o segundo caso em menos de uma semana em que um ônibus urbano cai em ribanceira. Na última quinta-feira (15), um coletivo com sete passageiros caiu às margens do Rio Paraibuna próximo ao acesso norte, na altura do Supermercado Atacadão. Segundo o Corpo de Bombeiros, duas mulheres ficaram feridas e foram encaminhadas para a UPA Norte e o hospital da Unimed.
Além do Corpo de Bombeiros e do Samu-Cisdeste, que atuaram de forma conjunta no atendimento, a Polícia Militar e a Secretaria de Mobilidade Urbana também auxiliaram na ocorrência. A Polícia Civil foi acionada para realizar a perícia.
Empresa e PJF se posicionam sobre acidente com micro-ônibus
Em nota, o Consórcio Via JF, responsável pela administração do transporte coletivo da cidade, confirmou o acionamento por volta das 11h04 para o acidente envolvendo o veículo da linha 300. As equipes dos Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT) da empresa auxiliaram no atendimento no local. O Via JF afirmou que “permanece acompanhando de perto a ocorrência juntamente com as autoridades competentes para que todos os detalhes sejam devidamente esclarecidos”. “Reiteramos nosso compromisso com a segurança e o bem-estar de todos os passageiros, e seguimos à disposição das autoridades e das famílias envolvidas”, finaliza em nota.
A Tribuna questionou a Prefeitura de Juiz de Fora sobre uma possível intenção de abrir processo administrativo para apurar os dois acidentes em um curto período de tempo, além de perguntar se será realizada fiscalização por parte da Administração municipal quanto aos veículos de transporte coletivo. A Secretaria de Mobilidade Urbana informou que o veículo passaria por perícia na tarde desta segunda-feira. “As imagens das câmeras internas e externas já foram solicitadas à concessionária. Todos esses elementos irão subsidiar a apuração dos detalhes do que causou esse trágico acidente, permitindo proceder com a devida responsabilização do ocorrido”, completa.
Tópicos: consórcio via jf / Corpo de Bombeiros / niterói / ônibus / Polícia Militar / samu