Há 10 anos, Tupi eliminou Athletico-PR da Copa do Brasil
Classificação aconteceu na Arena da Baixada, em Curitiba
O Tupi enfrenta uma das piores fases de sua história centenária, com problemas dentro e fora de campo. Porém, nem sempre foi assim. Na última década, o clube acumulou resultados históricos e expressivos, como o título da Série D, em 2011, e o acesso à Série B, em 2015. Outro feito marcante realizado pelo clube completa dez anos nesta terça-feira (6), quando o Galo Carijó eliminou o Athletico-PR da Copa do Brasil na Arena da Baixada, em Curitiba.
O confronto foi válido pela segunda fase da Copa do Brasil de 2015. O jogo de ida aconteceu no dia 28 de abril, no Estádio Municipal Radialista Mário Helênio, com vitória do Tupi por 1 a 0, gol de Vinícius Kiss, que aproveitou a sobra de bola na entrada da área, aos 26 minutos do segundo tempo, e acertou um lindo chute no ângulo do goleiro Weverton. Conforme regulamento da época, o triunfo carijó forçou a realização do jogo de volta, com mando do Furacão.

No confronto de volta, realizado uma semana depois, o Tupi não contou com o zagueiro Fabrício Soares, cujo contrato constava como encerrado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Em seu lugar, atuou o zagueiro Paulão. Outra mudança, mas por opção do técnico Leston Júnior, foi a entrada do meia Kaio Wilker no lugar de Marco Goiano.
Aos nove minutos do primeiro tempo, Eduardo escapou pela direita e cruzou para Marco Damasceno abrir o placar para o Athletico na Arena da Baixada e empatar o placar agregado. Aos 29, o atacante Daniel Morais recebeu na entrada da área e soltou uma bomba no ângulo do gol de Weverton para empatar para o Tupi. No segundo tempo, o Furacão voltou a marcar com Walter e venceu a partida por 2 a 1. O placar agregado ficou em 2 a 2, mas como o Galo Carijó marcou um gol como visitante, a festa e a classificação foram juiz-foranas na Baixada.

Na terceira fase, etapa mais avançada em que o Tupi chegou dentro da competição em sua história, o Galo Carijó teve pela frente o Ceará, mas acabou eliminado após empatar sem gols no Estádio Presidente Vargas e perder por 2 a 1 em Juiz de Fora.
2015: ano marcante para o Tupi
O ano de 2015 está marcado na história do Tupi. Além da heroica classificação na Arena da Baixada, o Galo Carijó também conquistou, em outubro daquele ano, o acesso à Série B do Campeonato Brasileiro. Com duas vitórias sobre o Asa-AL — a primeira por 2 a 0 em Juiz de Fora e a segunda por 2 a 1 em Arapiraca — a equipe juiz-forana garantiu classificação às semifinais da Série C, o que lhe rendeu uma vaga na segunda divisão nacional.
Nas semifinais, o Tupi empatou os dois jogos da eliminatória contra o Londrina por 0 a 0, mas acabou eliminado na disputa de pênaltis.
Tópicos: athletico-pr / Copa do Brasil / tupi