Tupi faz últimos treinos antes da estreia na ‘Terceirinha’
Equipe realizou trabalho tático na manhã desta segunda no Salles de Oliveira

Falta pouco para a estreia oficial do Tupi em 2025. O primeiro jogo da equipe será no sábado (6), às 16h, contra o Novo Esporte, em Itabirinha, válido pela Segunda Divisão do Campeonato Mineiro, a popular “Terceirinha”. Em reta final de pré-temporada, o Galo Carijó realizou, nesta segunda-feira (1º), um trabalho coletivo em campo reduzido no Estádio Salles de Oliveira, no Bairro Santa Terezinha, Zona Nordeste de Juiz de Fora.
Raphael Miranda, técnico do Tupi, avalia que a pré-temporada da equipe, realizada durante o mês de agosto, foi desgastante, mas proveitosa. “Nós estamos chegando muito confiantes para a estreia, mesmo sendo fora de casa, contra uma equipe que tem um alto investimento na Terceirinha. Mesmo assim, vamos jogar fora de casa, dar o nosso máximo e buscar um resultado positivo”, afirma o treinador.
Mesmo se mostrando confiante com o trabalho realizado durante a pré-temporada, Raphael pede cautela pelo fato de o elenco ter sido montado ao longo de agosto, já que alguns dos reforços ainda estavam disputando campeonatos por outras equipes. “Estão chegando atletas agora que, mesmo estando a dias da nossa estreia, estão em ritmo de competição. São jogadores que estavam competindo na Copa Paulista, em um nível alto, ou na Segunda Divisão do futebol paulista. A gente teve muito critério e muito cuidado na montagem do elenco”, pontua.
De acordo com Raphael, trazer atletas que estavam defendendo outras equipes, mesmo que eles se apresentem durante a pré-temporada, é o melhor método para formar a equipe para a Terceirinha. “Em relação aos pilares do futebol — partes técnica, física e tática — em dois desses, eles já estão preparados por estarem vindo de outra competição, e só sobra a parte tática, que são os ajustes em relação ao meu modelo de jogo, que a gente vem implementando durante a pré-temporada. Como os atletas que já estavam aqui já assimilaram bem esse modelo de jogo, quem chega se adapta nele mais fácil para estar pronto para a estreia”, explica o técnico.
Observação in loco
Raphael afirma que os adversários do Tupi na primeira fase da Terceirinha são equipes qualificadas e com investimentos. Por isso, conhecê-los nos mínimos detalhes é fundamental. “Eu e a comissão técnica iremos para Betim para acompanhar das arquibancadas o jogo entre União Luziense e Novo Esporte. Os atletas vão assistir pelo celular, pela televisão, da forma que eles acharem melhor. Depois a gente passa o material para os jogadores”, revela.

“O Novo Esporte está investindo bastante, o Coimbra, o Inter de Minas e o Boston City estão realizando um trabalho de base muito forte. Estou coletando informações do Serranense e do União Luziense, porque esses foram mais difíceis de pegar informação. A gente está bem por dentro com relação à pré-temporada deles e a montagem de equipe que foi feita”, complementa Raphael.
Tópicos: campeonato mineiro / terceirinha / tupi