Segunda Divisão do Campeonato Mineiro começa neste fim de semana

‘Terceirinha’ tem previsão de duração até o fim de novembro; Tupi estreia no dia 6


Por Vinicius Soares

30/08/2025 às 06h00

Terceirinha começa neste fim de semana; Tupi folga na primeira rodada
Guarani é o atual campeão da competição (Foto: Otávio Silva/FMF)

A Segunda Divisão do Campeonato Mineiro, chamada popularmente de “Terceirinha”, começa neste sábado (30). A competição reúne 13 equipes, que estão divididas em dois grupos, um com seis clubes e outro com sete. Ao final do torneio, apenas dois times conquistarão o objetivo principal: o acesso ao Módulo II de 2026. O Tupi, rebaixado em 2024, participará do campeonato pela primeira vez na história.

No Grupo A da Terceirinha, além do Tupi, estão o Boston City, de Manhuaçu; o Coimbra, de Contagem; o Inter de Minas, de Itaúna; Novo Esporte, de Itabirinha; Serranense, de Crucilândia; e a União Luziense, de Santa Luzia.

Já o Grupo B é composto por Boa Esporte, de Ituiutaba; Essube, de Uberlândia; Juventus, de Minas Novas; Nacional, de Uberaba; Paracatu, da cidade homônima; e Passos, também da cidade homônima.

As equipes se enfrentam uma vez na primeira fase. Os três times com melhor aproveitamento de cada grupo avançam ao hexagonal final. Na etapa decisiva, os clubes classificados passam a se enfrentar em dois turnos e os dois melhores garantem o acesso ao Módulo II.

Tupi estreia na Terceirinha

Em 2025, o Tupi participará, pela primeira vez, da última divisão do futebol mineiro. O Galo Carijó terá três confrontos inéditos na primeira fase, contra o Novo Esporte, o Boston City e o Inter de Minas. Nos demais, a equipe leva desvantagem nos duelos diretos contra o Coimbra — um jogo e uma derrota — e Serranense — dois jogos, com um empate e uma derrota. Contra o União Luziense, o alvinegro possui uma vitória, um empate e uma derrota. Os dados são do Memorial Carijó, administrado pelo historiador Léo Lima.

Como o Grupo A tem sete equipes, o Tupi folga na primeira rodada e estreará na Terceirinha apenas no dia 6 de setembro, às 16h, contra o Novo Esporte, em Itabirinha. O primeiro jogo no Estádio Municipal Radialista Mário Helênio será na semana seguinte, no dia 13, às 15h30, contra o Boston City.

Na quarta rodada, o Tupi volta a jogar em casa, mas dessa vez contra o Coimbra, no dia 20 de setembro, às 15h30. Depois, o Carijó faz duas partidas como visitante: a primeira contra o Serranense, no dia 27 de setembro, às 16h, em Crucilândia, e o Inter de Minas, em Itaúna, no dia três de outubro, às 19h. O último confronto da primeira fase será no dia 11 de outubro, às 15h, contra o União Luziense, no Estádio Municipal.

Carijó reforçado

Para a disputa da Terceirinha, o Tupi acertou a contratação de quatro jogadores que estavam atuando no futebol do interior paulista: os laterais-esquerdos Guilherme Oliveira e Lucas Bahia, o zagueiro Victor Gabriel e o atacante colombiano Juan Mosquera.

Lucas Bahia, de 22 anos, iniciou o ano de 2025 jogando a Série A2 do Campeonato Paulista pelo Capivariano, onde teve pouca minutagem. O lateral-esquerdo entrou em campo quatro vezes durante a campanha que culminou no acesso e título da Segunda Divisão paulista da equipe. Em seguida, se transferiu para o Rio Branco-SP para a disputa da Copa Paulista, em que o time acabou eliminado na primeira fase, com cinco empates e cinco derrotas. Entretanto, o atleta foi titular nas dez partidas realizadas pela agremiação.

O lateral-esquerdo Guilherme Oliveira, de 23 anos, retorna ao Tupi após um ano. O atleta participou de seis dos dez jogos da campanha que culminou no rebaixamento do Galo Carijó para a Terceirinha. O atleta também jogou pelo Tupynambás em 2024, entrando em campo dez vezes. Neste ano, o jogador estava no Campeonato Amazonense pelo Princesa de Solimões, onde atuou por nove vezes.

Assim como Lucas Bahia, o zagueiro Victor Gabriel, de 21 anos, jogou pelo Capivariano durante a Série A2 do Campeonato Paulista deste ano, quando entrou em campo apenas uma vez, durante a primeira fase. Em seguida, também se transferiu para o Rio Branco-SP, onde entrou em campo em quatro das dez partidas da equipe na primeira fase da Copa Paulista.

O Tupi também acertou a contratação do atacante colombiano Juan Mosquera, de 22 anos. O jogador estava no Independente de Limeira, onde disputou a Segunda Divisão do Campeonato Paulista, equivalente à quinta divisão estadual, e entrou em campo 14 vezes, marcando cinco gols.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.