Passe Livre Estudantil: prazo para cadastro da biometria facial é prorrogado
Procedimento deve ser feito pelo aplicativo Atlas Mob até 30 de setembro
Os usuários do Passe Livre Estudantil têm até o dia 30 de setembro para realizar o cadastramento obrigatório da biometria facial. O prazo, que antes era encerrado no último dia 31, foi ampliado para garantir que todos os estudantes consigam inserir a imagem sem prejuízo ao uso do benefício, segundo a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF).
O processo deve ser feito pelo aplicativo Atlas Mob, que está integrado ao sistema de bilhetagem eletrônica do transporte coletivo urbano. O cadastro pode ser realizado remotamente pelo próprio usuário.
A biometria facial assegura que o benefício seja utilizado exclusivamente pelo estudante cadastrado, permitindo o monitoramento do uso do cartão e a identificação de possíveis irregularidades. Para o procedimento, a foto deve ser tirada com foco no rosto do usuário, em ambiente bem iluminado e de preferência com fundo neutro.
Em caso de dúvidas ou dificuldades, os estudantes podem procurar a Astransp, na Rua Espírito Santo, 296, Bairro Poço Rico, ou entrar em contato pelo telefone (32) 3228-9700.
Passo a passo:
- Baixe o Atlas Mob na loja de aplicativos do seu celular (App Store ou Google Play);
- Acesse o aplicativo e clique em “Não tem conta? Cadastre-se”;
- Insira seu email e a sua data de nascimento;
- Preencha o formulário com os dados do estudante e crie a sua senha;
- Atenção! É necessário que os dados (principalmente o CPF ) sejam do estudante beneficiado. Só assim o aplicativo consegue localizar o cadastro.
- Acesse seu email e clique no link para validar a sua conta. Após essa etapa, você será direcionado novamente para o app;
- Faça login na conta que você criou e clique em “Alteração de foto”;
- Neste momento, faça uma foto do rosto do estudante que usa o cartão e confirme.
*Texto reescrito com o auxílio do ChatGPT e revisado por nossa equipe