Fórum Regional terá ônibus gratuito para Expominas


Por Juliana Netto

07/06/2017 às 18h09- Atualizada 07/06/2017 às 18h19

Juiz de Fora sedia nesta quinta-feira (8) a quarta etapa do Território Mata dos Fóruns Regionais de Governo. O evento acontece no Expominas, que ficará aberto entre 8h e 17h, com a presença de representantes de mais de 40 órgãos da administração estadual, que prestarão serviços, darão orientações à população em geral e a gestores municipais, como prefeitos, secretários municipais e vereadores das mais de 90 localidades que integram o território.

Segundo informações do Estado, serão disponibilizados ônibus de forma gratuita para que os interessados possam se deslocar até o local, no km 790 da BR-040. Os veículos coletivos partirão do Parque Halfeld, em frente à Igreja São Sebastião, a partir das 9h. As saídas devem acontecer de hora em hora até as 14h30. Os ônibus também farão o trajeto de volta gratuitamente. O estacionamento do Expominas também estará aberto ao público, sem qualquer tipo de cobrança.

Além de prefeitos e agentes públicos da região, o evento contará com a presença de secretários estaduais e do governador Fernando Pimentel (PT), uma vez que, de forma simbólica, o Poder Executivo estadual será transferido para Juiz de Fora durante todo o dia desta quinta-feira. A expectativa é de que Pimentel anuncie novidades para o território durante seu discurso público.

Ação inédita em Minas Gerais, os Fóruns Regionais são vistos pelo atual Governo como essenciais para ampliar a participação popular nas decisões governamentais. Tal política pública foi criada ainda em 2015, após a edição de um decreto que completa exatos dois anos nesta sexta-feira e é considerada pelo Governo como fundamental para garantir a inclusão da população nas decisões e movimentações governamentais. Confira a relação dos serviços e eventos voltados para a população programados para o dia.

Aproveitando a presença do governador Fernando Pimentel na cidade, um grupo de professores e estudantes fazem um protesto em frente à Escola Estadual Delfim Moreira, na esquina da Avenida Rio Branco e a Rua Braz Bernardino, no Centro. Desde 2013, a sede original da instituição de ensino, que é tombada pelo Patrimônio Histórico Municipal, está fechada e aguarda por reformas. Há mais de três anos, as atividades da escola foram transferidas para um prédio privado localizado na Rua Santo Antônio, na esquina com a Rua Fernando Lobo, também no Centro. A a ação está programada para as 10h30.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.