Tradição germânica: Festa Alemã será realizada de 6 a 16 de setembro
Lançamento de livro e entrega da primeira edição da Medalha do Imigrante marcam o evento
Ein prosit! A expressão usada por alemães ao brindar anuncia a chegada da 24ª Deutsche Fest, mais conhecida como Festa Alemã do Bairro Borboleta. Em 2018, o festejo comemora os 160 anos da imigração germânica para Juiz de Fora. Muita cerveja e comidas típicas atraem os visitantes nos dez dias de festa, que acontece entre 6 e 16 de setembro. Serão 3.000m² de área coberta, que abrigarão 12 restaurantes, 12 cervejarias de Juiz de Fora e região e 12 boxes de artesanato. O local será o mesmo dos últimos dois anos, na Rua José Lourenço (Schuchter), que terá tráfego interrompido a partir do dia 31 de agosto. Um estacionamento para 500 veículos será disponibilizado logo na entrada do evento.
Durante a semana, a festa ocorre a partir das 18h, nos finais de semana e no feriado de 7 de setembro, a partir das 10h. O presidente da associação e coordenador geral do evento Sacio Del Duca diz que espera um grande público, já que a festividade faz parte da memória juiz-forana. Ele informou que, em 2017, 67 municípios de seis estados diferentes estiveram presentes. “O evento já rompeu os muros do Borboleta, da cidade e do estado. É a preservação da cultura germânica no Brasil”, avalia Salcio.
Programação tem bandas e grupos folclóricos
A banda Alemão Cascudo vai embalar o evento todos os dias. Os grupos típicos Camerata Gustav Reich e Schmetterling Kapelle também estarão presentes. Haverá a estreia do quarteto Heimatland, oriundo da comunidade que recebe a festa. O nome se refere ao sentimento de localidade e comunidade. Salcio explica que o nome do grupo foi escolhido para representar esse sentimento pelo Bairro Borboleta.
Além das atrações musicais, haverá o lançamento da pedra fundamental do pórtico de entrada do bairro alemão e a primeira entrega da Medalha do Imigrante, que será oferecida a pessoas de entidades que contribuem para a conservação da cultura alemã em Juiz de Fora.
No evento, será lançado o livro “As cervejarias de imigrantes germânicos em Juiz de Fora: Pioneirismo em Minas Gerais”, escrito por Salcio Del Duca e Jakeline Lisboa.
No segundo final de semana, o grupo folclórico de dança do Espírito Santo, Bergfreude, estará presente. No ano passado, ao retornar para Campinho (ES), após participar da Festa Alemã, o micro-ônibus dos artistas se envolveu em um acidente na BR-101, na altura do município de Mimoso do Sul (ES). Onze integrantes morreram, e nove ficaram feridos. O grupo receberá uma homenagem durante o evento.
24ª Deutsche Fest
De 6 a 16 de setembro, a partir das 18h (durante a semana) e a partir das 10h (nos finais de semana e no feriado de 7 de setembro), na Rua José Lourenço, Bairro Borboleta