Coral da UFJF apresenta espetáculo ‘Construção’
Homenageando Chico Buarque, o espetáculo acontece sábado e domingo, no Cine Theatro Central
O Coral da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) apresenta, neste sábado (9) e domingo (10), o espetáculo “Construção”: uma homenagem a Chico Buarque e seus 60 anos de carreira. As apresentações, que, neste ano, integram o 35º Festival Internacional de Música Colonial Brasileira e Música Antiga, acontecem sempre às 20h, no Cine-Theatro Central. Os ingressos são gratuitos e podem ser retirados na portaria do teatro e no Forum da Cultura.
Neste ano, o Coral da UFJF apresenta uma nova dimensão da obra de Chico Buarque, como de costume, combinando elementos teatrais e vocais. O resultado é uma outra forma de apreciar as canções de um dos principais compositores brasileiros. Serão apresentadas mais de 25 canções de diferentes momentos da trajetória do artista.
“Construção”, além de ser o nome de um dos principais discos de Chico Buarque, também traz alusão à forma como o espetáculo foi criado: erguido por várias mãos. A cantora e ex-coralista Ana Sukita é responsável pela direção musical e regência; a cantora Michelle Flores, pela direção artística e preparação vocal e o professor Rodolfo Valverde, pela direção geral do Coral da UFJF. São mais de 70 profissionais envolvidos no espetáculo.
Cuidado e zelo do Coral da UFJF
Como conta Michelle em comunicado enviado à imprensa, o cuidado e o zelo com a obra de Chico Buarque foram elementos presentes em todo o processo, desde a pesquisa à seleção das músicas e ensaios dos coros. “Para a escolha das obras, criamos formulários internos e acolhemos sugestões de profissionais envolvidos com música e cultura.” Canções como “A banda”, “Geni e o Zepelim”, “Cálice”, “Angélica” e “Apesar de você” estão entre as músicas de destaque da apresentação.
Ana Sukita também foi a responsável por alguns dos arranjos que serão apresentados no espetáculo “Construção” do Coral da UFJF. “Busquei reproduzir vocalmente todos, ou quase todos, os elementos musicais presentes nas composições originais e acrescentar toques especiais que nos permitissem trabalhar a interpretação cênica, já que muitas das letras de Chico contam histórias.”
Já Thiago Andrade, coralista responsável pela direção cênica do espetáculo, afirmou que buscou, nesse processo, elaborar movimentações que demonstrassem algum tipo de conexão com os momentos recentes do Brasil. “Pensar e criar a parte dramática do espetáculo foi como montar um quebra-cabeça em que cada música adiciona uma peça a esse grande retrato do Brasil dos últimos tempos. A ideia foi ‘construir’ em cena quase tudo que o Chico retrata em suas letras: amor, resistência, crítica social. Então, a música e o visual caminham juntos, quase como se fossem um diálogo. Queremos que as pessoas saiam tocadas, como se tivessem vivido essas histórias junto com a gente”, finaliza.
Ana Sukita segue, também em comunicado à imprensa, sobre o que o público pode esperar: “O público pode esperar um show dinâmico, no qual acompanhará uma história se desenvolver através da poesia musical, ora celebrando a alegria e o amor, ora mostrando ou relembrando momentos desventurados, mas a todo instante ‘cutucando’ a sociedade e nos convidando à reflexão. Os espectadores também verão músicos, atores e bailarinos dando ainda mais vida a um roteiro planejado com muito desvelo e dedicação”.
Serviço
“Construção”, espetáculo do Coral da UFJF
Sábado (9) e Domingo (10), às 20h
No Cine-Theatro Central
Ingressos gratuitos