Mais de cem mil pessoas são vacinadas contra a gripe em JF

A vacina ofertada é a trivalente, que protege contra os três subtipos da influenza: H1N1, H3N2 e B


Por Juliana Netto

29/04/2020 às 18h51

Mais de cem mil pessoas já foram vacinadas contra a gripe em Juiz de Fora durante a segunda fase da campanha de vacinação contra a influenza. De acordo com o setor de imunização do Departamento de Vigilância Epidemiológica e Ambiental da Prefeitura, 75.647 idosos foram vacinados. Outras 21.099 doses foram administradas em profissionais de saúde.

Além desses públicos, nesta segunda fase da campanha, podem ser vacinados profissionais das forças de segurança e salvamento (1.367 doses aplicadas até agora), motoristas e cobradores de transporte coletivo (1.001) e doentes crônicos (9.372). Esses grupos não entram na estatística de cobertura, uma vez que não são prioritários.

De acordo com a Secretaria de Saúde, o público-alvo pode ser vacinado contra a gripe na Unidade Básica de Saúde (UBS) de referência de seu bairro e no PAM-Marechal. Os caminhoneiros e motoristas de transporte coletivo deverão apresentar, no ato da vacinação, sua carteira de habilitação, categoria C, D ou E; os cobradores, a de trabalho; e os doentes crônicos, a prescrição médica.

A vacina ofertada é a trivalente, que protege contra os três subtipos da influenza: H1N1, H3N2 e B. Ela é composta por vírus inativados, ou seja, mortos, e, por isso, muito segura. A dose é contraindicada para pessoas que têm alergia grave a ovo de galinha.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.