Quarta dose para pessoas de 30 anos ou mais começará a ser aplicada

Imunização contra a Covid-19 tem início nesta quinta em todas as UBS de JF. Público deve levar ficha de vacinação, além de documentos


Por Carolina Leonel

27/07/2022 às 15h17- Atualizada 27/07/2022 às 15h34

A Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) disponibiliza, a partir desta quinta-feira (28), a quarta dose da vacina contra a Covid-19 para as pessoas com 30 anos ou mais. Poderão buscar o imunizante aqueles que receberam a terceira dose há mais de quatro meses. Conforme a PJF, todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município, de 8h às 10h30 e de 13h às 16h, de segunda a sexta-feira, estão vacinando contra a Covid-19. Às quintas, as UBSs funcionam de 8h às 10h30 e de 13h às 14h30. Os imunizantes são aplicados também no Serviço de Saúde do Idoso (Sasi), das 8h às 16h.

A Prefeitura esclarece que a vacina a ser utilizada para a dose de reforço deverá ser, preferencialmente, da plataforma de RNA mensageiro (Comirnaty/Pfizer) ou, de maneira alternativa, vacina de vetor viral (Janssen ou AstraZeneca), podendo o município utilizar esses imunizantes conforme a disponibilidade. Ainda recebem a aplicação da quarta dose, também chamada de dose de reforço, os imunossuprimidos, após quatro meses da imunização com a terceira dose.

A vacina contra a Influenza, aplicada para o público geral nos mesmos locais, pode ser recebida por estes públicos conjuntamente com os imunizantes contra a Covid-19 sem qualquer tipo de problema.

Documentação e ficha de inscrição

As pessoas que vão receber a dose de reforço precisam apresentar apenas a ficha de vacinação, disponível no site da PJF, além do cartão de vacina e um documento de identificação com foto. Os imunossuprimidos, além destes documentos, devem apresentar um laudo ou atestado médico datado de, no máximo, 12 meses, comprovando a condição. Não é necessária a apresentação de comprovante de residência. A PJF reforçou o pedido para todos que serão vacinados levarem a ficha de vacinação impressa e preenchida. Conforme a Prefeitura, isso facilita a triagem e agiliza o processo de vacinação.

LEIA MAIS

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.