PJF aguarda nota técnica para elaborar calendário de segunda dose da Janssen
Conforme a Secretaria de Saúde, até esta quinta, o órgão federal não havia emitido documento normativo
A Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) ainda aguarda posicionamento oficial do Ministério da Saúde a respeito da aplicação da segunda dose para quem recebeu a primeira dose da vacina Janssen, da farmacêutica Johnson & Johnson. Conforme a Secretaria de Saúde, até esta quinta-feira (25), o órgão federal não havia emitido nota técnica ou documento normativo indicando a segunda aplicação do imunizante. Segundo a pasta municipal, a Vigilância Epidemiológica aguarda publicação do documento para elaborar um calendário do novo esquema completo da Janssen, inclusive com dose de reforço.
O anúncio de que as pessoas imunizados com a vacina da Janssen deveriam tomar a segunda e a terceira dose contra a Covid-19 foi feito pelo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, na semana passada. Até então, a vacina era considerada como dose única. Entretanto, segundo o Ministério da Saúde, a aplicação de uma segunda dose deverá ser feita pelo menos dois meses após a primeira dose. O reforço (terceira dose) para essas pessoas será feito cinco meses após a segunda aplicação.
Procurada pela Tribuna, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), por meio da Superintendência Regional de Saúde, também informou que aguarda notificação oficial do Ministério da Saúde sobre a aplicação de segunda dose do imunizante da Janssen. Conforme o Estado, até o momento, o órgão federal não enviou as recomendações. A Tribuna questionou o Ministério da Saúde sobre a publicação da nota técnica, mas não havia recebido retorno até a publicação desta matéria.
Calendário de reforço não contempla a Janseen
O início da aplicação da dose de reforço na população com 18 anos ou mais que tenha recebido a segunda dose há cinco meses ou mais gerou dúvidas na população adulta que recebeu a dose da Janssen há mais de cinco meses. Entretanto, conforme esclareceu a Secretaria de Saúde, neste momento, a nota técnica 59/2021 do Ministério da Saúde, que estabelece as normativas para a aplicação da dose de reforço na população adulta, indica a aplicação da terceira dose apenas para os imunizados com as vacinas Pfizer, Coronavac e AstraZeneca.
Em Juiz de Fora, o calendário da dose de reforço para a população com 18 anos ou mais teve início nesta quarta-feira (24) e contemplou aqueles que receberam a segunda dose até 25 de junho. Já nesta sexta e sábado poderão receber a terceira dose aqueles com 18 anos ou mais que tenham sido imunizados até 27 de junho.
A partir da segunda (29), a aplicação segue para todos que tenham 18 anos ou mais e que tenham completado exatos cinco meses após a aplicação da segunda dose. Este público poderá buscar qualquer um dos postos de imunização, com exceção do Departamento de Saúde do Idoso, que vacina, exclusivamente, pessoas idosas.