PJF inaugura plataforma em parceria com ONU-Habitat

Observatório da Cidadania será uma plataforma permanente dedicada à produção e análise de dados, informações e conhecimento


Por Tribuna

25/11/2024 às 17h14

A Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), através da Secretaria de Planejamento Territorial e Participação Popular (Seppop), lança, nesta segunda-feira (25), no Teatro Paschoal Carlos Magno, o Observatório da Cidadania. A iniciativa é fruto da parceria entre a Administração municipal e o Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-Habitat Brasil).

O Observatório da Cidadania irá analisar as políticas públicas para torná-lo uma plataforma permanente dedicada à produção e análise de dados, informações e conhecimento, bem como à promoção da tomada de decisões baseadas em evidências, contribuindo para uma melhor prestação de contas, diálogo e transparência na formulação de políticas públicas em Juiz de Fora e alinhamento das ações, projetos e programas do município. 

Mapeamento temático

O site da iniciativa será dividido em quatro segmentos: Observatório, Catálogo de Iniciativas, Publicações Temáticas e dados da primeira fase da parceria com o ONU-Habitat.

O observatório engloba uma matriz de indicadores que permite a localização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) em Juiz de Fora. Através de um mapeamento temático, é possível analisar o desenvolvimento sustentável do município e monitorar políticas públicas em diferentes áreas. 

Os indicadores foram pensados para unir as prioridades de Juiz de Fora com as agendas globais. Dessa forma, é possível comparar o estágio de desenvolvimento da cidade com outras localidades. Dentro da página de cada indicador, é possível visualizar os dados em uma série histórica, assim como informações pertinentes como descrição, metodologia de cálculo e fonte utilizada.

Além disso, o site oferece os dados obtidos na primeira fase da parceria entre PJF e ONU-Habitat, que aplicou as metodologias do Mapa Rápido Participativo e Perfil Socioeconômico. O sistema analisa as informações sobre as condições urbanas dos microterritórios, as principais características demográficas e socioeconômicas da população, assim como sua percepção em relação à prestação de serviços públicos e sua qualidade de vida nesses espaços.

O Catálogo de Iniciativas, por sua vez, reúne um mapeamento de ações de todas as unidades gestoras alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Até o momento, são mais de 150 iniciativas identificadas, que podem ser filtradas por secretaria, data de início e ODS. Elas atendem a critérios de inovação, sustentabilidade e acesso direto dos serviços pela população de Juiz de Fora e estão divididas em diferentes temáticas, como educação, desenvolvimento urbano, cultura e meio ambiente. 

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.