Fiscalização atuará para coibir aglomerações durante jogo do Flamengo

Preocupação é com descumprimento dos protocolos de prevenção ao coronavírus em razão da possibilidade de o Flamengo vencer o Campeonato Brasileiro; estabelecimentos podem ser punidos


Por Michele Meireles

25/02/2021 às 07h45

A equipe da Fiscalização pela Vida vai atuar, nesta quinta-feira (25), para coibir aglomerações em bares da cidade em razão da rodada decisiva do Campeonato Brasileiro. O Flamengo, que joga contra o São Paulo a partir de 21h30, pode ser campeão, e a preocupação é de que torcedores se reúnam e causem aglomerações, assim como foi observado no último domingo (21), quando o rubro-negro também foi a campo. Atualmente, Juiz de Fora está inserida na faixa laranja do programa Juiz de Fora pela Vida. Nesta fase é permitido que bares e restaurantes funcionem de segunda-feira a domingo, entre 8h e 23h, mas as aglomerações continuam proibidas. Desta forma, os órgãos de segurança vão atuar para evitar que os protocolos de prevenção ao coronavírus sejam burlados.

Segundo a PM, a corporação estará com as atenções voltadas à situação e seus esforços operacionais lançados na cidade “a fim de garantir a segurança e a tranquilidade pública e acima de tudo a proteção do cidadão”. Segundo nota enviada à Tribuna, “neste momento diferenciado é muito importante que sejam respeitados todos os protocolos de prevenção à pandemia da Covid-19, amplamente divulgados pelos órgãos de saúde, pelo que orientamos a população a não participarem de aglomerações. A Polícia Militar de Minas Gerais reforça que estará nas ruas, dando todo apoio e garantindo o poder de polícia dos demais órgãos municipais fiscalizadores e cumprindo sua missão de servir e proteger nossa sociedade’, diz o texto.

Já a Prefeitura informou que a Fiscalização pela Vida atuará com várias blitze em todas regiões de Juiz de Fora, visando a coibir aglomerações em tradicionais pontos de concentração de pessoas na cidade. Ainda conforme a PJF, “o serviço de inteligência já está atuando de maneira preventiva, buscando identificar possíveis locais de aglomeração”. Além disso, nota enviada à Tribuna diz que “os locais que insistirem em promover eventos e descumprimentos de medidas sanitárias serão punidos de acordo com os protocolos de combate ao coronavírus.”

Participam da operação os fiscais de posturas da Secretaria de Sustentabilidade em Meio Ambiente e Atividades Urbanas (Sesmaur); a Guarda Municipal; fiscais da Secretaria de Segurança Urbana e Cidadania (Sesuc); agentes de transporte e trânsito e da Secretaria de Mobilidade Urbana; e a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG).

O objetivo das ações, conforme a PJF, é orientar, fiscalizar e garantir que os cuidados e protocolos de segurança sanitários relacionados à pandemia sejam respeitados rigidamente na cidade.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.