Fim de semana terá chuvas, e risco de deslizamentos e alagamentos continua
Previsão para as cidades da Zona da Mata é de grande volume de precipitação tanto para sábado como para domingo
O tempo deve seguir chuvoso em Juiz de Fora e nos municípios da Zona da Mata durante o fim de semana. Em Juiz de Fora, os gráficos apontam volumes de chuvas menores no sábado (25) e no domingo (26), mas não estão descartadas as pancadas, por vezes fortes, em pontos isolados. As temperaturas seguem baixas, variando dos 17 aos 24 graus.
Até as 17h desta sexta (24), os pluviômetros do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), instalados no campus da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), registraram 29 milímetros de chuva. Apesar de a cidade ter sido incluída no alerta de chuvas fortes emitido pela Defesa Civil estadual, o órgão no município informou não terem sido registradas ocorrências em virtude das precipitações.
Em novo alerta, o Inmet, informou que as condições meteorológicas são favoráveis à ocorrência de acumulado de chuvas de 30 a 60 milímetros por hora ou 50 a 100 milímetros por dia, acompanhadas de rajadas de vento ocasional, acima de 60 quilômetros por hora, em áreas isoladas da Zona da Mata. Portanto, moradores devem estar atentos a possíveis deslizamentos e alagamentos nos próximos dias.
Ocorrências em municípios vizinhos
Nesta sexta, cidades da região registram deslizamentos de terra e alagamentos, além de queda de pontes e interdições em estradas devido às fortes chuvas. Em alguns locais, famílias ficaram desalojadas e tiveram suas casas interditadas. Segundo informou a assessoria do Corpo de Bombeiros, na cidade de Ubá, devido ao volume das precipitações, o rio que corta a cidade transbordou e causou transtornos à população. Três imóveis foram interditados e 12 pessoas estão desalojadas. Em Muriaé, quatro casas foram interditadas e 20 pessoas precisaram ser removidas preventivamente pela Defesa Civil.
Já em Carangola, 96 pessoas foram removidas pela Defesa Civil e 32 casas foram interditadas, principalmente nos bairros Lacerdina e Santo Onofre, segundo informaram os bombeiros. Em Fervedouro, 108 pessoas moradores da área ribeirinha foram removidos pela Defesa Civil, sendo encaminhados para a casa de parentes. Na mesma cidade, 35 casas foram interditadas nesta sexta-feira. Em Ervália, seis pessoas estão desabrigadas e dois imóveis foram interditados. Em Guiricema, apesar de o rio ter transbordado e inundado algumas ruas, não houve interdição, nem desalojados e desabrigados. A Prefeitura realizou a limpeza e a manutenção de vias públicas.