Juiz de Fora registra em quatro dias volume de chuva superior ao esperado para outubro
Foram registradas três ocorrências de deslizamentos de terra, uma ocorrência de infiltração em parede e uma ocorrência de rua danificada devido às chuvas
Juiz de Fora registrou em quatro dias um volume de chuva superior ao que era esperado para todo o mês de outubro. Os dados da Defesa Civil da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) contam um volume de chuva de 131,34mm, de acordo com o pluviômetro instalado no bairro Santa Efigênia, na Zona Sul da cidade. Isso representa um valor 11,68% acima da normal climatológica. Devido a esse cenário, também foram registradas três ocorrências de deslizamentos de terra, uma ocorrência de infiltração em parede e uma ocorrência de rua danificada, nenhuma com gravidade.
O nível de alerta máximo do Plano de Contingência Municipal, que vislumbra cenários de risco de deslizamentos, foi registrado durante essas chuvas na região de abrangência dos pluviômetros de Santa Efigênia, Chácaras Passos del Rey, Cidade Universitária e Centro.
Durante as quedas de água, a Defesa Civil monitora o cenário em toda a cidade em tempo real. As equipes da PJF foram acionadas e fizeram serviços de limpeza, lavação, sinalização, desobstrução de vias e recolhimento emergencial de árvores para reduzir os transtornos causados pelas chuvas nos bairros mais atingidos.
O subsecretário de Proteção e Defesa Civil da PJF, Luís Fernando Martins, ressalta que o trabalho integrado é fundamental para possibilitar ações de resposta rápidas e trazer ações de prevenção eficazes. “No período chuvoso, intensificamos o trabalho nas ações de resposta, garantindo atendimento mais rápido à população. Com o sistema de videomonitoramento, nos destacamos como a primeira Defesa Civil do Brasil a utilizar câmeras com inteligência”, explica.