Vacinas BCG e tetra-viral estão em falta em JF
As vacinas BCG e tetra-viral, que fazem parte do Calendário Nacional de Vacina e são oferecidas pelo SUS, estão em falta na cidade. Muitas mães estão preocupadas, pois as doses previnem doenças graves e devem ser tomadas nos primeiros meses de vida da criança. A BCG previne contra a tuberculose e deve ser ministrada nos primeiros 30 dias de vida. Já a tetra-viral previne contra a caxumba, a rubéola, a catapora e o sarampo, e a criança deve ser imunizada com 12 meses.
Uma moradora do Bairro Nossa Senhora Aparecida, na região Leste, que preferiu ter o nome preservado, contou que teve que pagar para vacinar a neta de 1 ano. “Ela precisava tomar a tetra-viral, mas não encontramos em nenhum posto.”
A Secretaria de Saúde informou que foram enviados, no mês de fevereiro, somente 50% da média mensal da vacina BCG. Com relação à tetra-viral, a cidade recebeu apenas o correspondente a 30%. Já a Secretaria de Estado de Saúde afirmou que as doses restantes da BCG devem chegar até o fim de março, e a distribuição da tetra-viral está sendo normalizada.
O Ministério da Saúde explicou, por meio de nota, que “os laboratórios que produzem seis das 27 vacinas oferecidas ao SUS realizaram recentemente reformas para reforçar a qualidade dos produtos, o que atrasou as entregas previstas para o início deste ano.” O órgão, portanto, readequou o cronograma de distribuição de vacinas aos estados, e o estoque deve ser regularizado até abril.