Horta comunitária busca integrar aposentados e idosos em Juiz de Fora

Local fica no Bairro Granjas Betânia; horta visa oferecer atividade produtiva, lúdica e social


Por Bernardo Marchiori

19/06/2024 às 12h15

Horta comunitária busca integrar aposentados e idosos em Juiz de Fora
(Foto: Divulgação/Sest Senat)

Há cerca de um ano, em maio de 2023, foi inaugurada a horta comunitária Planta-Ação. Localizado no Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest Senat, Avenida Juiz de Fora 1.500, Bairro Granjas Betânia), o projeto visa oferecer aos participantes, principalmente aposentados e idosos, uma atividade produtiva, lúdica e social.

Idealizado por Jéssica Braz e Aline Fernandes, psicóloga e nutricionista da instituição, respectivamente, o Planta-Ação tem como objetivos principais a socialização dos participantes, o desenvolvimento de trabalho em equipe, a divisão de tarefas e a resolução de conflitos, como explica a coordenadora de Promoção Social, Laysa Reis.

“Para a população juiz-forana, é muito importante que as empresas atuem em iniciativas que promovam a saúde mental dos seus clientes, desempenhando um papel transformador na comunidade. Nas instituições que englobam serviços de saúde, como é o caso do Sest Senat, apoiar ações preventivas em saúde mental é um dever”, destaca.

Motivação da horta

Ao perceberem a necessidade de seus pacientes por mais momentos que proporcionem interação e envolvimento, Jéssica e Aline conceberam a ideia da horta comunitária. O Sest Senat reforça que ela não apenas promove a integração entre os participantes, mas também oferece a oportunidade do cultivo de alimentos frescos e saudáveis, fomentando hábitos de vida mais sustentáveis.

Segundo a instituição, os benefícios são diversos: plantar, capinar e colher ajudam a manter corpo e mente ativos; o contato com a natureza e a prática de jardinagem têm efeitos terapêuticos, reduzindo estresse e ansiedade; ter acesso a vegetais frescos e orgânicos incentiva uma dieta mais nutritiva e equilibrada; cultivar plantas e acompanhar os resultados gera um sentimento de realização e satisfação pessoal.

Aprendizado

Além disso, outros benefícios listados são o aprendizado pelos participantes sobre o planejamento do plantio, gerenciamento de recursos e resolução de problemas práticos. Idosos e aposentados, que muitas vezes podem se sentir isolados, ainda encontram na horta uma oportunidade de se manterem ativos e socialmente engajados.

A produção é distribuída entre as pessoas que colaboram no cultivo, enquanto o excedente é repassado para os funcionários da entidade – que também auxiliam nos processos.

O projeto “Planta-Ação”, de acordo com a organização, já demonstrou resultados significativos. Dentre eles, a realização de piqueniques para doação de mudas, colheitas e até uma reforma para organizar o espaço. O objetivo atual é aumentar o número de participantes, trazendo mais pessoas para essa atividade. Inclusive, o Sest Senat convida especialmente os moradores do Bairro Grama e das regiões próximas a se juntarem a essa iniciativa.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.