Aban planeja campanha de doação de ração em JF

Intenção é arrecadar 10 mil quilos de ração que serão divididos entre a Aban e a SJPA


Por Renan Ribeiro

18/05/2021 às 22h33

A pandemia aumentou a ocorrência de abandono de animais. A Associação dos Amigos (Aban), que atua nos bairros Dom Bosco e Jardim Casablanca, na Cidade Alta, começou a registrar casos e realiza um trabalho de doação de ração para famílias em vulnerabilidade, para que elas não precisem abandonar seus bichos de estimação. Diante da percepção que a dificuldade também impacta outras instituições, a Aban prepara uma campanha que terá início no dia 1º de junho e vai até o dia 30 de julho. O objetivo é arrecadar 10 mil quilos de ração que serão divididos com a Sociedade Juizforense de Proteção Animal (SJPA).

Dentro da campanha estão previstas ações como a divulgação de pontos de recolhimento de ração, o lançamento de uma página em que poderão ser feitas doações em dinheiro e parcerias com influenciadores, entre outras atividades. As informações sobre cada ação poderão ser acompanhadas pelo Instagram da Aban (@aban_associacaodosamigos).

O diretor da Associação, Renato Lopes, explica que a pandemia tem variáveis que impactam diretamente a vida dos animais. A primeira é a impossibilidade de realização de eventos de adoção. A segunda é a perda de renda que faz com que as famílias tenham que abandonar os animais por não ter como alimentá-los.

LEIA MAIS: Ong relata dificuldades com animais que ficaram ‘órfãos’ na pandemia

Hoje a Aban trabalha em busca de minimizar o abandono, dando condições para as famílias conseguirem manter os animais. “O principal custo é com a ração. Percebemos que 100% das famílias que recebem a doação permanecem com os animais. Até porque é uma condição. Entramos com o alimento e o cuidado com o veterinário, e as famílias entram com o carinho e o cuidado e, a partir deste momento, não podem abandonar.” O compromisso, segundo Renato, é levado a sério pelas famílias.

Outra forma de ajudar a associação, que pode ser feita antes mesmo do lançamento da campanha, é por meio da clínica veterinária particular do projeto, a PetGreen (https://petgreen.com.br). A cada duas consultas particulares, a iniciativa garante um atendimento para animais de famílias em vulnerabilidade.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.