Pancada de chuva, com granizo e ventos de 60km/h, causa estragos em JF
Muro do Córrego Humaitá desabou no Bairro Industrial, e família ficou ilhada na Avenida JK
Uma forte pancada de chuva atingiu vários pontos de Juiz de Fora na noite desta segunda-feira (16). A precipitação foi acompanhada de granizo e rajadas de vento, que chegaram a 62km/h no Campus da UFJF. Muitos bairros da Zona Norte foram afetados, como no Bairro Industrial, onde a mureta do Córrego Humaitá, na Avenida Lúcio Bittencourt, foi abaixo devido a forte pressão da água. Segundo relato do morador Erick Vagner, cerca de 20 metros do muro desabou por volta das 19h. Ele ainda afirmou que o nível do córrego ficou alto, porém não houve transbordamento. Apesar disso, ruas do entorno ficaram alagadas devido aos bueiros entupidos e ao mal escoamento das águas da chuva.
Já na Avenida JK, no Jóquei Clube, um casal e uma criança ficaram ilhados dentro do carro, sendo necessário resgate do Corpo de Bombeiros. Também próximo dali, no Jardim Natal, uma moradora ficou presa dentro de casa após o desprendimento de telhas de um galpão próximo, que atingiu a rede elétrica, na Rua Geraldo Vilela. A vítima não se feriu e, por volta das 20h45, aguardava a chegada da Cemig para desligar a rede do local e fazer a retirada dos cabos.
No Bairro FontesVille, ainda na região Norte, uma árvore de grande porte caiu em cima de um veículo. O motorista não se encontrava dentro do veículo no momento do acidente.
Segundo pluviômetros do 5º Distrito de Meteorologia, instalados no Campus da UFJF, entre 18h e 20h, choveu 20,2 mílimetros no Campus da UFJF, onde fica instalada a estação. Já de acordo com a Defesa Civil, que utiliza dados do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), o maior índice de chuva foi registrado foi no Bairro Milho Branco, justamente na Zona Norte, local onde choveu 55,65 milímetros nesta segunda, conforme a pasta.
Outras regiões
Ainda segundo os Bombeiros, duas árvores de grande porte caíram na Avenida Juiz de Fora, no Bairro Grama, na Zona Nordeste. A passagem no local foi obstruída, e militares foram enviados ao local.
Já no Bairro Sagrado Coração de Jesus, Zona Sul, três pessoas ficaram presas dentro de casa, após uma árvore cair em cima do muro da residência.
Previsão
O fluxo de ar úmido que chega do Oceano Atlântico em direção ao continente contribui para o céu fique nublado, ou parcialmente nublado, com possibilidade de chuva isolada nos próximos dias.
Ainda na terça, as temperaturas permanecem amenas, com mínimas que podem variar entre 15 e 17 graus. Já as máximas poderão atingir a marca de 22 a 24 graus. Nesta segunda (16), a mínima foi de 14,4 graus e a máxima de 20,1 graus.
Com o tempo mais chuvoso, a umidade relativa do ar permanece acima de 40% ao longo da semana em Juiz de Fora. O céu nublado e a possibilidade de chuva também são previsões também para o Sul e Sudoeste do estado, assim como no Campo das Vertentes e no restante da Zona da Mata. Situação diferente do Triângulo Mineiro e do Norte do estado, que recebe uma massa de ar seco e quente continental, mantendo as temperaturas diurnas elevadas e fazendo calor da ordem de 35 graus.