ConvĂȘnio entre Instituto Maria e Prefeitura de JF Ă© encerrado
Prefeitura informou que estå tentando realocar as 50 crianças afetadas nas escolas municipais ou instituiçÔes parceiras no ano de 2022
A creche escola Instituto Maria, que funciona na Rua SĂŁo Mateus, bairro homĂŽnimo, Zona Sul de Juiz de Fora, encerrou o convĂȘnio com a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), impactando 50 crianças atendidas por meio da parceria. A Prefeitura lamentou a situação e afirmou que todas as providĂȘncias estĂŁo sendo tomadas para que as crianças, matriculadas no Instituto Maria, por meio do Termo de Colaboração, tenham vaga garantida nas escolas municipais ou instituiçÔes parceiras no ano de 2022.
“A Secretaria de Educação (SE) foi informada pela presidĂȘncia do Instituto Maria, no dia 16 de novembro, que nĂŁo havia interesse daquela instituição em prorrogar a parceria celebrada com a Prefeitura de Juiz de Fora e interveniĂȘncia da SE para o ano de 2022”, esclareceu a PJF, por meio de nota. “Essa comunicação foi feita apĂłs o tĂ©rmino do cadastramento escolar e durante o processo de cadastramento de creches, o que afetou diretamente na organização das vagas ali alocadas.”
Ainda segundo a PJF, as famĂlias estĂŁo sendo consultadas e redirecionadas para vagas disponĂveis que se adequem melhor Ă s suas necessidades. “Cada caso estĂĄ sendo avaliado de forma individual para as crianças em idade de creche. JĂĄ as crianças em idade de prĂ©-escola estĂŁo sendo prioritariamente direcionadas para as escolas municipais Professor Nilo Camilo Ayupe (no Bairro Paineiras), Santa Catarina LabourĂ© (SĂŁo Mateus) e Ipiranga (bairro homĂŽnimo).”
A Tribuna entrou em contato com o Instituto Maria, mas foi informada que a diretoria nĂŁo vai se pronunciar. Em seu site, a instituição diz que atende, em horĂĄrio integral, a 140 crianças provenientes de situaçÔes de vulnerabilidade social. “Nosso acolhimento na educação infantil se inicia aos 4 meses e vai atĂ© os 5 anos e 11 meses.” A organização social sem fins lucrativos oferece formação educacional e cultural utilizando o MĂ©todo Montessori de Educação, “como instrumento transformador da realidade social, respeitando o indivĂduo e a sociedade”. Em carta direcionada aos responsĂĄveis, o Instituto Maria, que funciona como creche escola desde 1973, pontua que o alto custo das despesas nĂŁo permite a continuação do trabalho com o mesmo nĂșmero de crianças.