Convênio entre Instituto Maria e Prefeitura de JF é encerrado

Prefeitura informou que está tentando realocar as 50 crianças afetadas nas escolas municipais ou instituições parceiras no ano de 2022


Por Tribuna

15/12/2021 às 18h38

A creche escola Instituto Maria, que funciona na Rua São Mateus, bairro homônimo, Zona Sul de Juiz de Fora, encerrou o convênio com a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), impactando 50 crianças atendidas por meio da parceria. A Prefeitura lamentou a situação e afirmou que todas as providências estão sendo tomadas para que as crianças, matriculadas no Instituto Maria, por meio do Termo de Colaboração, tenham vaga garantida nas escolas municipais ou instituições parceiras no ano de 2022.

“A Secretaria de Educação (SE) foi informada pela presidência do Instituto Maria, no dia 16 de novembro, que não havia interesse daquela instituição em prorrogar a parceria celebrada com a Prefeitura de Juiz de Fora e interveniência da SE para o ano de 2022”, esclareceu a PJF, por meio de nota. “Essa comunicação foi feita após o término do cadastramento escolar e durante o processo de cadastramento de creches, o que afetou diretamente na organização das vagas ali alocadas.”

Ainda segundo a PJF, as famílias estão sendo consultadas e redirecionadas para vagas disponíveis que se adequem melhor às suas necessidades. “Cada caso está sendo avaliado de forma individual para as crianças em idade de creche. Já as crianças em idade de pré-escola estão sendo prioritariamente direcionadas para as escolas municipais Professor Nilo Camilo Ayupe (no Bairro Paineiras), Santa Catarina Labouré (São Mateus) e Ipiranga (bairro homônimo).”

A Tribuna entrou em contato com o Instituto Maria, mas foi informada que a diretoria não vai se pronunciar. Em seu site, a instituição diz que atende, em horário integral, a 140 crianças provenientes de situações de vulnerabilidade social. “Nosso acolhimento na educação infantil se inicia aos 4 meses e vai até os 5 anos e 11 meses.” A organização social sem fins lucrativos oferece formação educacional e cultural utilizando o Método Montessori de Educação, “como instrumento transformador da realidade social, respeitando o indivíduo e a sociedade”. Em carta direcionada aos responsáveis, o Instituto Maria, que funciona como creche escola desde 1973, pontua que o alto custo das despesas não permite a continuação do trabalho com o mesmo número de crianças.

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