Certidões judiciais agora podem ser emitidas pela internet


Por Tribuna

13/12/2016 às 09h33

Requisitado em casos de posse em cargos, admissão em empregos e em licitações, as certidões judiciais negativas e positivas tiveram  suas as normas de emissão modificadas. Agora, o cidadão que precisava ir até o fórum mais próximo para solicitá-la e retirá-la tem acesso ao documento pela pela internet. O requerimento pode ser feito pelo Portal do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG): www.tjmg.jus.br.

As 296 comarcas de Minas Gerais estão gerando os arquivos pela internet, mas quando a emissão da certidão negativa não for possível, seja pela existência de algum processo ou inconsistência, o cidadão será notificado com um formulário eletrônico de convite da certidão positiva. A certidão só será liberada após um servidor treinado realizar uma avaliação de dados, que enviará um e-mail comunicando o status do documento no Portal TJMG. O arquivo só poderá ser impresso com o CPF e código da solicitação gerada na hora do pedido.

De acordo com a Corregedoria Geral de Justiça, com a expansão do sistema já foram liberados 2.789 certidões em Juiz de Fora, 26.538 em Belo Horizonte, 6.261 em Uberlândia, 1.411 em Montes Claros e 967 em Governador Valadares.

 

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.