Mudança na onda roxa permite delivery e retirada em estabelecimentos após 20h
Comerciantes do ramo alimentício estavam apreensivos e pensado em adaptações
Uma mudança no decreto que regulamenta a onda roxa, a mais restritiva do programa Minas Consciente, passou a permitir entregas depois das 20h, horário de início do toque de recolher nos municípios. A publicação foi feita no Diário Oficial do Estado na manhã deste sábado (13) e passa a permitir também que os consumidores retirem seus pedidos nos estabelecimentos comerciais, mesmo naqueles não inseridos como serviço essencial, depois das 20h.
A publicação do Governo aliviou comerciantes, principalmente do ramo alimentício, que estavam começando a pensar em adaptações. A única proibição continua sendo no consumo interno nos estabelecimento comerciais e também na rua.
Cristiane Pessoa Machado é dona de um restaurante japonês na Zona Sul da cidade e diz que, com o anúncio da inserção de Juiz de Fora na onda roxa, ela havia já feito um esquema de recebimentos de pedidos de forma adiantada, que começaria na parte da tarde, para que fosse possível preparar e fazer as entregas. Ela chegou a avisar os clientes. “Em respeito ao consumidor e aos nossos colaboradores, iríamos alterar o nosso horário para mais cedo. Só que a decisão foi revista, então nesse momento veio um alívio por todas as partes envolvidas. A partir dessa decisão, poderemos dar continuidade ao nosso trabalho”, comentou.
Débora Borges Scoralick e o marido Iago Scoralick são donos de uma pizzaria na Zona Norte de Juiz de Fora. O local só trabalha com delivery e retirada, porém, a restrição de horário os pegou de surpresa e os deixou apreensivos. “Hoje acordamos cedo para pensar como iríamos fazer, estávamos muito apreensivos e com medo. Cheguei a fazer uma enquete no Instagram para que nossos clientes escolhessem o que era melhor. Chegamos à conclusão que seria entrega da pizza assada entre 16h30 e 20h e também venderíamos a pizza pré-assada. Porém, íamos ter que mudar toda a nossa estrutura de trabalho, desde a preparação das massas até as embalagens. Não ter a restrição de horário foi muito positivo pra nós, ajudou muito, foi um alívio”, comentou.
Apesar de Juiz de Fora ter se desvinculado do Minas Consciente desde a última semana de janeiro, a cidade, assim como outros municípios vizinhos, regrediu neste sábado para a onda roxa. A determinação tem caráter compulsório, ou seja, foi imposta pelo Governo de Minas, mediante o cenário epidemiológico da região. De acordo com a Superintendência Regional de Saúde de Juiz de Fora, inicialmente, as medidas deverão valer por 15 dias.