Pela segunda vez na semana, PJF interrompe vacinação com a AstraZeneca
Remessa entregue ao Município na quarta não foi suficiente para atender à demanda na cidade
A Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) voltou a interromper, nesta quinta-feira (12), a aplicação da segunda dose com a vacina da AstraZeneca na cidade em razão do término dos imunizantes. Nesta quarta, o Município recebeu novas 8.235 doses do imunizante, que não foram suficientes para atender à demanda de pessoas que precisam receber a segunda aplicação no município. De acordo com a Secretaria de Saúde, toda a quantidade foi destinada à segunda dosagem. Na última terça-feira, a Prefeitura já havia interrompido a vacinação com a AstraZeneca pelo mesmo motivo. Conforme a Administração, o Município não vem recebendo, por parte do Ministério da Saúde, doses suficientes do imunizante, o que tem atrasado a vacinação.
A situação voltou a indignar quem foi para as filas entre o fim da manhã e o início da tarde desta quinta. A Tribuna recebeu diversos relatos de usuários insatisfeitos com a falta de vacinas. Muitas pessoas chegaram aos postos de vacinação e foram surpreendidas com a notícia de que as doses do imunizante já haviam se esgotado. Por conta da baixa no estoque, a Prefeitura confirmou que os postos de vacinação tiveram de distribuir senhas para evitar que pessoas ficassem na fila de forma desnecessária, já que não havia doses o suficiente para toda a demanda. De acordo com a Secretaria de Saúde, a prática ocorreu em dois postos ainda na quarta-feira, e nas unidades de vacinação nesta quinta. Entretanto, conforme pontuou a pasta, essa prática não é habitual no processo de imunização na cidade, e ocorreu devido ao baixo número de vacinas da AstraZeneca disponível.
A dona de casa Jussara Luiza Teixeira, 44 anos, moradora do Bairro Manoel Honório, lamentou não ter conseguido uma senha. Ela, que está com dificuldade de locomoção devido à uma cirurgia recente, conta que foi até à UBS Nossa Senhora Aparecida ainda na manhã desta quinta e não conseguiu a segunda dose. No local, as doses da AstraZeneca já haviam se esgotado. Ela, então, se dirigiu, em vão, até o Sport. “Cheguei aqui e já haviam distribuído as 400 senhas. Mas eu esperei, porque nos foi informado de que poderiam ter sobras, mas não consegui me vacinar”, diz. Ela ficou por quase três horas na espera.
A cuidadora Zuleide Martins de Oliveira, 55 anos, chegou ao Sport por volta das 13h30 desta quinta e também não conseguiu uma senha. Antes de se dirigir ao local, ela tentou receber a segunda dose na UBS São Pedro, onde também estes imunizantes haviam se esgotado.
A Tribuna voltou a questionar a secretaria sobre o levantamento do número de pessoas que estariam com a segunda dose da AstraZeneca em atraso no município. A pasta, entretanto, novamente não respondeu.
A Secretaria de Saúde informou que ainda não recebeu comunicado oficial de quando receberá novas vacinas. O posicionamento é que as segundas doses da AstraZeneca voltarão a ser aplicadas assim que o Município receber novas remessa. Na quarta, o Governo de Minas recebeu mais de 200 mil novas doses do Ministério da Saúde. A quantidade a ser destinada aos municípios mineiros, entretanto, ainda não foi divulgada pelo Estado.
Segundas doses da Coronavac e Pfizer
De acordo com a Prefeitura, apesar da suspensão da imunização com a AstraZeneca, a vacinação de segunda dose com Coronavac e Pfizer e também o calendário da primeira dose seguem nesta sexta-feira (13), conforme divulgado previamente. De acordo com a Administração municipal, devem buscar a segunda dose destes imunizantes aqueles cujo cartão de vacinação indica a data 13 de agosto (ou data anterior). Este público deve procurar o Sesc Juiz de Fora ou Sport, das 8h às 16h em ambos os locais, ou, ainda, uma das sete UBSs de referência, das 8h às 11 e de 13h às 16h. As UBSs que vacinam contra a Covid-19 são as do Bairro de Lourdes, Benfica, Nossa Senhora Aparecida, Nossa Senhora das Graças, Santa Luzia, São Pedro e Vila Ideal.
Calendário da 1ª dose nesta sexta
Já as primeiras doses serão destinadas, nesta sexta, a pessoas com 23 anos nascidas entre janeiro e junho. Aqueles com mais de 24 anos e que tenham perdido a data original de vacinação também podem receber o imunizante. Este público também deve buscar o Sesc ou Sport, das 8h às 16h em ambos os locais, ou, ainda, uma das sete UBSs de referência das 8h às 11 e de 13h às 16h. Grávidas, puérperas e lactantes em até seis meses de pós-parto e que tenham 18 anos ou mais seguem podendo ser vacinadas no Sport Club JF e no Sesc, também das 8h às 16h em ambos os locais, e nas UBSs.
Conforme a Secretaria de Saúde, para as primeiras doses estão sendo aplicadas vacinas somente da Coronavac e Pfizer.
O que levar
Para receber a dose, a pessoa que vai se vacinar por idade deve levar (originais e cópias) de documento de identificação com foto – como documento de identidade (RG) ou carteira de motorista -, e comprovante de residência, que ficará retido no local de vacinação. Caso o comprovante de residência não esteja no nome da pessoa que deseja ser vacinada, é necessário apresentar cópia do comprovante, do documento de identidade e, ainda, a declaração de responsabilização, disponível no site da PJF. Para receber a segunda dose, além do documento original com foto, a pessoa deve apresentar o cartão de vacinação comprovando o recebimento da primeira aplicação
Além destes documentos, as grávidas precisam levar o cartão do pré-natal, a carteira da gestante; as puérperas devem apresentar um documento que comprove o parto nos últimos 45 dias, como a certidão de nascimento do bebê ou atestado de alta hospitalar, e as lactantes em até seis meses de pós-parto, por sua vez, precisam levar um atestado médico como forma de comprovação de que amamenta e um documento que comprove que o seu parto ocorreu nos últimos seis meses, como a certidão de nascimento do bebê.
Devem esperar
A PJF orienta ainda que as pessoas que se imunizaram contra a gripe, mas que também têm o direito de se vacinar contra a Covid-19, devem esperar, pelo menos, 14 dias entre as aplicações dos imunizantes. Para quem foi diagnosticado com Covid-19, é recomendado, ao menos, 30 dias de espera entre o começo dos sintomas ou teste positivo (no caso dos assintomáticos) para receber qualquer uma das vacinas.
Endereços dos locais de vacinação:
– Sesc Juiz de Fora: Rua Oswaldo Aranha, 109
– Sport Club Juiz de Fora: Avenida Barão do Rio Branco 1.303, Centro
UBSs que vacinam contra a Covid:
UBS Bairro de Lourdes: Rua Inácio Gama, 813
UBS Benfica: Rua Guararapes, 106
UBS Nossa Senhora Aparecida: Rua Nossa Senhora Aparecida, 775
UBS Nossa Senhora das Graças: Rua Queluz, 72
UBS Santa Luzia: Rua Torreões, s/nº
UBS São Pedro: Rua João Lourenço Kelmer, 1.433
UBS Vila Ideal: Avenida Francisco Valadares, 1.910