Assaltante é flagrado pelas câmeras do ‘Olho Vivo’ na Santa Rita
Atualizada às 12h26
Um homem de 23 anos acabou preso em flagrante, na madrugada desta quinta-feira (11), após ser flagrado pelas câmeras do “Olho Vivo” rendendo dois pedestres em plena Rua Santa Rita, no Centro de Juiz de Fora. De acordo com informações da Polícia Militar, por volta das 2h30, um operador de telemarketing, 27 anos, e um representante, 20, transitavam pela via, quando foram abordados por um ciclista armado com faca. Mediante ameaças, o assaltante roubou celular e dinheiro das vítimas mas, no momento que se preparava para fugir, foi surpreendido por policiais militares e recebeu voz de prisão em flagrante. O suspeito foi submetido a busca pessoal e portava na cintura a faca usada na ação criminosa. Os materiais roubados estavam no bolso dele e foram recuperados. A bicicleta utilizada para a prática do crime também foi apreendida. O homem foi levado para a 1ª Delegacia Regional de Polícia Civil, em Santa Terezinha.
Na noite de ontem, as câmeras ajudaram a PM a capturar dois adolescentes, de 15 e 17 anos, suspeitos de terem assaltado uma farmácia na Avenida Rio Branco, próximo à Rua Oswaldo Aranha. O crime ocorreu por volta das 18h30, quando a dupla chegou com um arma de fogo ao estabelecimento, rendeu funcionários e roubou R$513. Com base nas características dos adolescentes, os policias conseguiram encontrá- los com auxílio do dispositivo instalado no Parque Halfeld. Os suspeitos foram presos e levados à delegacia, mas a arma e o dinheiro não foram encontrados.
Já na noite da última terça (9), três homens de 20, 24 e 33 anos foram presos com o Volkswagen Gol que eles haviam furtado na Rua São Sebastião, Centro. Como no exemplo anterior, eles foram capturados na altura da Rua Olegário Maciel, depois de serem identificados com o auxílio das imagens registradas pelas câmeras do “Olho Vivo” em algum momento.
Segundo a PM, cerca de 73 situações já foram flagradas com apoio das câmeras do projeto, que entraram em teste no dia 10 de julho no Centro e Bairro Manoel Honório, Zona Leste. Parte dos casos resultaram em prisões, apreensões de drogas e armas e, até, detenção de pichadores. Essa última ocorrência foi no final de agosto, quando quatro adolescentes, com idades entre 16 e 17 anos, foram apreendidos depois de serem pegos pelas lentes do programa promovendo pichações em vias da região central, como Avenida Rio Branco e Santa Rita. Até o momento, há 19 câmeras em funcionamento 24 horas por dia, e a previsão é de que 54 dispositivos estejam instalados até o fim deste ano. Além do Manoel Honório e Centro, haverá monitoramento nos bairros Alto dos Passos, Bom Pastor, Santa Luzia e São Mateus, na Zona Sul, Santa Cruz e Benfica, região Norte, e São Pedro, na Cidade Alta.