JF avança na imunização de pessoas na faixa dos 30 anos a partir de segunda

Entre segunda e sábado, juiz-foranos com idade entre 39 e 37 receberão a primeira dose de vacina contra a Covid-19


Por Tribuna

10/07/2021 às 15h42- Atualizada 10/07/2021 às 16h30

Neste sábado (10), a campanha de vacinação contra a Covid-19 em Juiz de Fora finaliza uma etapa importante. Isso porque os trabalhos de imunização atingiram uma marca significativa e já contemplou a oferta do imunizante a toda população com idade acima dos 40 anos. Assim, na próxima semana, começa a aplicação da vacina para a população que está na faixa dos 30 anos, grupo que deve ser abrangido de forma integral até o dia 29 de julho. Segundo a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) informou nesta sexta-feira (9), os grupos prioritários serão integrados ao calendário por idade, conforme nota informativa Nº 27, do Governo do Estado, que recomenda a imunização dos grupos prioritários, juntamente com a redução por faixa etária.

Assim, na próxima semana, o calendário de vacinação informado pela PJF prevê a imunização de pessoas com idade entre 39 e 37 anos, da população em geral e também dos grupos prioritários.

Nesta segunda, acontece a aplicação dos imunizantes na população com 39 anos, nascida entre os meses de janeiro e junho; na terça, as pessoas com 39 anos nascidas entre julho e dezembro; na quarta, 38 anos (nascidos entre janeiro e junho); na quinta, 38 anos (nascidos entre julho e dezembro); na sexta, 37 anos (nascidos entre janeiro e junho); e, no sábado, 37 anos (nascidos entre julho e dezembro).

Novo ponto de vacinação, Círculo Militar tem fila na manhã deste sábado

Também neste sábado, um novo ponto para a aplicação de imunizantes passou a ser utilizado pela Prefeitura, o Círculo Militar, que fica na Avenida Rio Branco 3.146. a reportagem da Tribuna visitou o local no fim da manhã deste sábado, quando era o possível observar uma grande fila que se estendia até a Rua Osvaldo Aranha. O espaço seguirá sendo utilizado na sequência da vacinação nesta segunda-feira.

“Além do Sport Club Juiz de Fora e das Unidades Básicas de Saúde (UBSs), que seguem oferecendo os imunizantes, o Círculo Militar é o novo ponto de vacinação contra a Covid-19. O local fará a vacinação nos mesmos horários do Sport, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, além de oferecer a vacinação também aos sábados. Em sete UBSs de referência – a do Bairro de Lourdes, Benfica, Nossa Senhora Aparecida, Nossa Senhora das Graças, Santa Luzia, São Pedro e Vila Ideal -, a aplicação de vacinas acontece no período da manhã, das 8h às 11h, e da tarde, das 13h às 16h, enquanto em outras 38 UBSs acontece pela manhã, das 8h às 11h”, afirma material divulgado pela Prefeitura.

vacina covid coronavirus circulo militar by leo costa
Fila para vacinação no Círculo Militar dobrou a esquina com a Rua Oswaldo Aranha (Foto: Leonardo Costa)

Ainda segundo a PJF, nesta segunda-feira, as grávidas, puérperas e lactantes em até seis meses de pós-parto poderão se vacinar no Sport Club, das 8h às 16h. “A vacinação das pessoas com 39 anos, nascidas de janeiro a julho, e daquelas de 40 anos ou mais, acontece no Sport Club, das 8h às 16h, em sete UBSs de referência – nos bairros de Lourdes, Benfica, Nossa Senhora Aparecida, Nossa Senhora das Graças, Santa Luzia, São Pedro e Vila Ideal – das 8h às 11h, e das 13h às 16h, e em outras 38 UBSs, das 8h às 11h”, diz o Município.

A Prefeitura informa ainda que, com a utilização do Círculo Militar como novo ponto de vacinação, a UBS Centro Sul deixa de aplicar imunizantes contra a Covid-19 e passa a oferecer, em dois períodos, a vacina contra a Influenza, além de realizar a vacinação de rotina. As outras sete UBSs de referência, as dos bairros de Lourdes, Benfica, Nossa Senhora Aparecida, Nossa Senhora das Graças, Santa Luzia, São Pedro e Vila Ideal, oferecem os imunizantes contra o coronavírus normalmente, das 8h às 11h, e das 13h às 16h, e as demais 38 unidades fazem aplicação no turno da manhã, das 8h às 11h, pois oferecem a vacina contra a Influenza no período da tarde.

PJF reforça necessidade de ter documentação em mãos

A Secretária de Saúde pede para as pessoas que vão se vacinar por idade levarem, originais e cópias, de documento de identificação com foto – como documento de identidade (RG) ou carteira de motorista – e comprovante de residência. Além destes documentos, as grávidas precisam levar o cartão do pré-natal e a carteira da gestante; as puérperas devem apresentar um documento que comprove o parto nos últimos 45 dias, como a certidão de nascimento do bebê ou atestado de alta hospitalar; e as lactantes em até seis meses de pós-parto precisam levar um atestado médico que mostre que amamentam e um documento que comprove que o seu parto ocorreu nos últimos seis meses, como a certidão de nascimento do bebê.

Já aqueles que forem receber a segunda dose deverão levar o cartão de vacina para comprovar o recebimento da primeira etapa da imunização. “Deve-se ter atenção à data de retorno no cartão, pois não são aplicadas vacinas antes do prazo estipulado. Além do cartão, precisa ser apresentado documento original com foto, como o documento de identidade ou a carteira de motorista”, explica a Secretaria de Saúde.

Tópicos: coronavírus / vacina

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.