De olho no relógio e no trânsito
Às 13h, os portões dos locais de prova do Enem serão fechados e quem não chegar a tempo terá que esperar mais um ano para tentar uma vaga nas instituições públicas de ensino superior. Para não perder todo o estudo e dedicação, é importante que os candidatos saiam cedo de casa para evitar engarrafamentos e fiquem ligados nos horários dos ônibus. Para ajudar no deslocamento dos estudantes, a Settra irá disponibilizar veículos extras e fará intervenções no trânsito. Nos dois dias, das 10h às 19h, algumas ruas próximas à UFJF sofrerão alteração de circulação.
A UFJF é o local que mais receberá pessoas. Para facilitar o fluxo de veículos, a Rua José Lourenço Kelmer funcionará em mão única entre o portão Norte e o trevo do Jardim Casablanca, neste sentido. Na Rua Lauro Teles de Mesquita, haverá inversão do sentido de circulação. Os veículos provenientes do Centro com destino à UFJF deverão realizar o seguinte trajeto: Avenida Pedro Henrique Krambeck, Rua Lauro Teles de Mesquita e a Rua José Lourenço Kelmer.
Nos dias da prova, as linhas 555 e 545 (Universidade) contarão com 17 veículos extras que começarão a operar a partir das 9h. No sábado, a linha 190 (Zona Sul/UFJF/CAS) atenderá os participantes da universidade às 11h30, saindo do Bairro Sagrado Coração de Jesus. Seu itinerário na UFJF será feito apenas no anel viário do Campus. No domingo, o coletivo 590 (Zona Sul/UFJF/CAS) fará sua corrida nesse mesmo horário, também partindo do Bairro Sagrado Coração de Jesus.
Também terá horários extras a linha 508 (Avenida Deusdedit Salgado), que atende à Faculdade Suprema. O ônibus 524 (São Mateus) atenderá os participantes do Centro de Educação Superior (CES), estendendo o itinerário até o portão da faculdade. As linhas 211 (Rio Branco), 214 (Bairu/ Cruzeiro do Sul) e 221 (Bom Pastor/ Santa Catarina), atenderão, respectivamente, às Faculdade Estácio de Sá e Machado Sobrinho e ao Colégio João XXIII.
No país
Esta é a segunda maior edição do exame no país, atrás apenas de 2014. O total de inscritos é de 8.627.195, sendo 58% do gênero feminino e 42% masculino. Desses, 57% já concluíram o ensino médio e 22% irão concluir em 2016. Neste ano, todos os participantes terão coleta de dado biométrico, que será realizada pelo chefe de sala durante a aplicação.
Outra novidade é a utilização de detectores de metais, na entrada e na saída dos banheiros, em todos os participantes e não mais por amostragem. Portar celulares ou equipamentos eletrônicos, mesmo que desligados, pode eliminar o aluno. Por isso, é importante estar ligado no que pode ou não durante a realização do exame