Carreta carregada com etanol tomba na BR-267 em Igrejinha

Ninguém ficou ferido; informação inicial é de que nenhum curso d’água teria sido atingido pela carga, cujo transbordo começou no início da noite


Por Tribuna

02/05/2019 às 10h29- Atualizada 02/05/2019 às 18h57

carreta olavo
Veículo ficou tombado às margens da rodovia BR-267 (Foto: Olavo Prazeres)

Uma carreta carregada com etanol tombou na BR-267, na altura do Bairro Igrejinha, na região Norte, na madrugada desta quinta-feira (2). Segundo informações do Corpo de Bombeiros, o acidente ocorreu na altura do km 147. Ninguém ficou ferido. O condutor do veículo teria sido socorrido por terceiros, segundo informou a corporação. Bombeiros monitoraram a situação durante toda a manhã e tarde de quinta-feira diante do risco de explosão. No final da tarde, uma carreta seguiu para o local a fim de realizar o transbordo da carga. Até a edição desta reportagem, no entanto, os trabalhos não haviam sido concluídos.

De acordo com o pelotão de Meio Ambiente da Polícia Militar, inicialmente, nenhum curso d’água teria sido atingido por vazamento do combustível. A corporação fez o acionamento do Núcleo de Emergência Ambiental (NEA), que é subordinado à Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad). Em nota, o NEA confirmou que foi comunicado sobre o tombamento de um veículo bitrem e que um especialista foi encaminhado ao local a fim de analisar as consequências do vazamento do combustível. A carreta ficou no acostamento da pista e, por isso, não houve necessidade de interdição no trecho.

Segundo caso em pouco mais de um mês

Há pouco mais de um mês, no dia 23 de março, outra carreta, também carregada com etanol, tombou na BR-267, no km 75 da rodovia, deixando uma pessoa morta. Juscirlande Oliveira Santos, de 42 anos, conduzia o veículo e morreu na hora. Um outro ocupante, 40, foi resgatado em estado grave, com fortes dores na coluna cervical e suspeita de múltiplas fraturas. Na ocasião, o veículo, com placa de Muriaé, saiu da pista e capotou no barranco. A cabine ficou presa em uma árvore, e o eixo traseiro foi lançado a cerca de cem metros de distância do tanque, que afundou em uma nascente, na entrada de um sítio. De acordo com informações do Corpo de Bombeiros, a perícia e o Instituto Estadual do Ambiente foram acionados. Conforme a corporação, a suspeita é de que o etanol tenha atingido um manancial que passa pela localidade.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.