Tópicos em alta: eleições 2018 / polícia / outubro rosa

Cinco youtubers com conteúdo infantil bacana

Conheça canais digitais com propostas educativas, divertidas e apropriadas para os pequenos e pequenas

Por Júlia Pessôa

10/10/2018 às 14h51

O fato de as crianças estarem cada vez mais conectadas e cada vez mais cedo é uma realidade. Com ela, vêm preocupações inerentes à abertura das janelas da internet: o tipo de conteúdo que estão consumindo, as pessoas com quem estão envolvidas nesta produção e os efeitos dela. A boa notícia é que existe muito conteúdo de qualidade sendo produzido, canais educativos, divertidos e adequados para cada idade – e alguns deles são inclusive comandados por meninos e meninas. Separamos cinco deles, com perfis variados e destinados a diferentes faixas etárias, para que você possa indicar a seus filhos, ou melhor ainda, assistir com eles. Confira.

 

Manual do Mundo

(Foto: divulgação)

 

Num contexto em que nem sempre é fácil encontrar unanimidade, o canal “Manual do Mundo” é um dos poucos que parece agradar, ao mesmo tempo, crianças, adolescentes, pais e especialistas. Autodenominado um “canal de entretenimento educativo” pelo casal de criadores, Iberê Thenório, de 36 anos, e a terapeuta ocupacional Mariana Fulfaro, 34, o Manual do Mundo reúne vídeos, principalmente tutoriais, que vão de truques de mágica até a construção de um motor eletromagnético e vídeos de explicações sobre diversas temáticas. Sempre com linguagem informal e conteúdo atual – e muito importante: com consultoria de especialistas – , o canal tem mais de 11 milhões de seguidores e atrai crianças um pouco maiores, a partir de 8 anos, e jovens adolescentes, e lança seus vídeos às terças e sábados.

Endereço: youtube.com/user/iberethenorio

 

Quintal da Cultura

(Foto: divulgação)

O Quintal da Cultura é um sucesso na TV Cultura, referência em produções educativas para a garotada. O programa tem episódios disponíveis no Youtube e tem aquela vibe bem característica dos produtos da Cultura – como o clássico “Castelo Rá-tim-bum”: bons personagens, muitas cores e diversão carregada de conteúdo informativo. Os esquetes divertidos do programa se passam em um quintal, onde três crianças – os irmãos Ludovico e Doroteia e o amigo Osório – brincam e se divertem aprendendo coisas novas ao lado dos personagens Quelônio e Minhoquias, um jabuti e uma minhoca.

 

Endereço: youtube.com/user/quintaldacultura

 

O conteúdo continua após o anúncio

Telmo e Tula

(imagem: Divulgação)

A série educativa em desenho animado tem como objetivo familiarizar os pequenos com a cozinha. Nos episódios, os personagens Telmo e Tula preparam diversas receitas para comer no café da manhã, no almoço, na sobremesa, de forma didática e sempre reforçando a necessidade de estarem acompanhados de um adulto na cozinha. Entre os pratos, estão bolo de chocolate, pãezinhos, e sanduíche de anchova com tomate, entre muitas outras. A ideia do canal é ajudar as crianças a desenvolverem suas habilidades na cozinha, aprendendo sobre alimentos, boas práticas e incentivando a criatividade, aliando gastronomia e diversão.

Endereço: youtube.com/user/TelmoandTulaPOR/featured

 

Turma da Mônica

(imagem: divulgação)

O mais interessante no canal da Turma da Mônica são os vídeos com bastidores da produção de quadrinhos, desenhos animados e filmes da galerinha; e também de shows dos personagens. Além disso, há episódios de historinhas de Mônica, Cebolinha , Cascão, Chico Bento e todo o time que habita tanto o imaginário de várias gerações. Toda quarta-feira, às 15h, tem vídeo novo de Mônica Toy, a animação da turminha inspirada em toy arts; e toda sexta-feira, também às 15h, tem vídeo novo da Turma da Mônica ou do Chico Bento.

 

Endereço: youtube.com/user/turmadamonicaTV

 

Varal de Histórias

(Foto: divulgação)

No canal “Varal de Histórias”, a youtuber, atriz e contadora de histórias Juçara Batichoti reúne clássicos infantis como “Os Três Porquinhos” e narrativas autorais diversas. Todo sábado, às 11h, uma nova história é postada no Youtube, sempre com a utilização de recursos educativos como fantoches e trabalhos manuais como origami, pintura facial e corporal e personagens feitos de materiais recicláveis. Os vídeos são cheios de cor, e as histórias são superdidáticas, encantando sobretudo crianças mais novinhas.

Endereço: youtube.com/user/VaraldeHistorias/videos

 

Receba nossa
Newsletter

As principais notícias do dia no seu e-mail





Leia também

Desenvolvido por Grupo Emedia