Como fazer o ‘veg tender’, com tofu, para uma ceia vegana
Valéria Bruno, da Quitanda Vegana, faz releitura do tradicional corte de pernil suíno para as festas de fim de ano
Com a chegada das comemorações de Natal e Réveillon, a gente já começa a pensar em comidas típicas da época. Para as pessoas veganas, uma das dificuldades das ceias de fim de ano é que o cardápio é tradicionalmente marcado por carnes e proteína animal (lembre-se dos ovos e do leite que vão na receita das amadas rabanadas). “Mas dá para fazer releituras de qualquer prato sem usar ingredientes de origem animal, inclusive os natalino. Fazemos, por exemplo, tender vegano, a jacalhoada (releitura da bacalhoada feita com jaca), quiches de abobrinha e tofu, dá para adaptar qualquer coisa”, diz Valéria Bruno, cozinheira e fundadora da Quitanda Vegana, famosa pela feijoada vegana servida na feirinha de artesanato do São Mateus, aos sábados.
Segundo Valéria, que tem a vida entremeada com a cozinha desde que se lembra, o veganismo foi surgindo aos poucos na sua vida, até tornar-se uma importante peça de sua história em muitos sentidos. “Sempre fui cozinheira, desde pequena. Meus pais trabalhavam em fábrica, e eu cozinhava para mim e para meus irmãos. Com os anos, fui me aprimorando, vendo que gostava, e trabalhei muitos anos como cozinheira tradicional. Uns quatro anos atrás, o Laércio Almeida, da Uai Tofu, me convidou para participar da feirinha do São Mateus com a feijoada vegana, e foi um sucesso. Dali para frente, fui criando novos pratos, salgados e doces, adaptando receitas para versão vegana. Foi um processo de descoberta e que me salvou de uma depressão que eu vinha vivendo. E assim surgiu a Quitanda Vegana. Eu já tinha a Quitanda Artesanal, que passou então a trabalhar sem qualquer produto de origem animal”, conta ela.
A sugestão de prato para ceia vegana é o “Veg Tender”, uma releitura do tradicional corte de pernil suíno defumado, um hit nas mesas de fim de ano. “O ponto alto da receita é a mistura de sabores e de texturas, e é um prato muito completo servido com um arroz branco temperadinho”, diz ela, que indica, para o preparo, o uso do Uai Tofu, produzido aqui em Juiz de Fora. “As pessoas tendem a pensar que a gastronomia vegana é sem sabor, sem graça, mas pratos como esse, a feijoada e uma moqueca à base de pupunha que eu faço são sucesso com um público muito eclético, o que torna todos uma ótima opção para ceias e reuniões com pessoas com opções alimentares diversas.”
Veg Tender
por Valéria Bruno
Ingredientes
3 peças de tofu (aproximadamente 980g)
1 cebola branca grande
1 cebola roxa grande
4 dentes de alho
2 batatas inglesas grandes
2 cenouras grandes
3 batatas baroa
1 caixa de tomatinhos cereja
Meia taça de vinho branco seco
Meio copo de molho de soja
Manjericão, cebolinha, alecrim de soja a gosto
4 folhas de louro
150 ml de azeite
Modo de preparo
Aqueça uma panela de pressão com 100ml de azeite, coloque as cebolas picadas, o alho e o louro até que as cebolas fiquem caramelizadas. Acrescente as peças de tofu e frite dos dois lados até que fiquem douradas, virando delicadamente. Tampe a panela e deixe por cerca de cinco minutos em fogo baixo. Destampe, retire o tofu com cuidado e reserve. Em seguida, acrescente ao refogado de cebola e alho o vinho e o molho de soja e acrescente as batatas e as cenouras picadas em tamanho grande. Mexa um pouco, tampe a panela de novo por cerca de cinco minutos e desligue o fogo.
Enquanto isso, em uma frigideira, coloque o restante do azeite, acrescente os tomatinhos quando estiver quente com mais um pouco de manjericão e deixe confitar. Para montar, disponha as peças de tofu com os tomatinhos e legumes e sirva com arroz branco com ervas e verduras a seu gosto.