Opel Crossland X é testado na Itália
Depois de 88 anos como subsidiária da fabricante automotiva norte-americana General Motors na Europa, em março deste ano a Opel passou para o controle da francesa PSA Peugeot Citroën. Agora a marca alemã, que produz automóveis há 118 anos, lança na Europa seu mais recente SUV compacto: o Crossland X. Com versões que contemplam motores a diesel de 1.6 litro e a gasolina de 1.2 litro, o modelo compacto se destaca pela versatilidade e praticidade dos seus pouco mais de quatro metros de comprimento – ele se mostra eficiente tanto na cidade quanto fora dos centros urbanos.
Mesmo que tenha aparência de aventureiro e nome que sugere uma pegada mais radical, o Crossland X não é exatamente projetado para terrenos acidentados, tanto que possui exclusivamente tração dianteira. O verdadeiro objetivo da marca é conquistar as famílias que precisam de espaço e versatilidade. E o novo veículo faz isso oferecendo uma larga capacidade de carga: o SUV compacto disponibiliza 410 litros de espaço no bagageiro com os assentos em posição padrão. Caso sejam deslizados, a litragem pode aumentar para 520 litros. Se for preciso ainda mais espaço, os bancos podem ser rebatidos e a capacidade aumenta para generosos 1.225 litros.
Um dos destaques do Crossland X é herança dos tempos da GM: a presença a bordo da tecnologia OnStar, que também equipa modelos da Chevrolet no Brasil. Esse sistema permite a comunicação direta com um operador que dá dicas e informações, além de fornecer ajudas que podem resolver remotamente a maioria dos problemas que um motorista enfrentaria. O painel conta também com uma tela sensível ao toque de oito polegadas que é compatível com as plataformas Android Auto e Apple Carplay.
O Crossland X é dotado de outras tecnologias para facilitar a condução. Algumas delas são o sistema que ajuda a manter o carro dentro da faixa de rolamento, a câmara de estacionamento com visão traseira de 180 graus e sensores que reconhecem os limites da estrada. Sobre preços, a Opel pede 16.950 euros para a versão de entrada com motor a gasolina de 1.2 litros e 81 cv (aproximadamente R$ 61.900). Para a variante de topo, com trem de força a diesel de 1.6 litro e 120 cv, o preço sobe para 23.450 euros – cerca de R$ 85.640, em conversão direta. (colaboração de Victor Alves/Auto Press).
Primeiras impressões
O Crossland X não é um carro feito para correr. Por outro lado, oferece um elevado nível de conforto: a condução é silenciosa e o habitáculo possui bom espaço. A versão com motor a diesel 1.6 oferece uma boa performance – o prazer da direção é garantido pelos 30,59 kgfm de torque que garantem o vigor necessário, mesmo em baixas velocidades. A direção é precisa e, nas curvas, quase não se nota a carroceria rolar.
Se os modelos a diesel são bem impressionantes, as versões com motor a gasolina também possuem um desempenho relativamente aceitável. Não oferecem tanta emoção para o motorista, mas se saem bem quando são exigidos de forma mais intensa. Certamente atenderão a demanda por veículos com estética aventureira, que andam em alta em todo o mundo.
Legenda Objetivo da marca é conquistar as famílias que precisam de espaço e versatilidade