Ano das picapes
Picapes têm dominado os lançamentos e se multiplicado no mercado automotivo
Este ano é, definitivamente, o ano das picapes. Cada vez mais versáteis, eficientes e tecnológicas, elas têm dominado os lançamentos e se multiplicado no mercado automotivo.
Confira os modelos de picapes que já estão no mercado ou que serão lançados em breve:
Ford
De novidades, a Ford tem a F150, a Maverick e a nova Ranger, que chegou chegando e já obsoletando a concorrência.
No caso da Maverick, a versão promete 800 quilômetros de autonomia, com consumo de 17 km/l. A bateria é recarregada pelas desacelerações e freio regenerativo (não requer tomada). É vendida no Brasil com preços a partir de R$ 224 mil.
Já a nova Ranger é mais esportiva e robusta, com promessa de ser mais confortável e tecnológica. O valor inicial do modelo é de R$ 290 mil.
A F150 chegou ao Brasil como a best-seller dos Estados Unidos no segmento das picapes grandes e é descrita pela Ford como “a maior picape do mundo”. O modelo promete alta performance, conectividade, segurança e conveniência. A picape é vendida no Brasil por, no mínimo, R$ 480 mil.
Ram
Da linha Ram, da Stellantis, além dos modelos 1500, 2500 e 3500, chegou a novíssima Rampage, que será a campeã de vendas da marca e vai incomodar este segmento do mercado.
O modelo 1500 tornou-se mais luxuoso e completo, com painel de instrumentos digital de 12 polegadas – disponível para toda a linha – som premium, Speed Select e RAM Connect. O modelo é vendido por, no mínimo, R$ 470 mil.
No caso da 2500, a novidade fica por conta da mecânica, com a adoção do mesmo modelo de motor da 3500 e de um painel de instrumentos digital de 12 polegadas, com preço a partir de R$ 460 mil.
Já a 3500 recebeu, em sua versão top de linha, controle de ré semiautônomo e carregador de celular por indução. O valor é a partir de R$ 490 mil.
A Rampage é a única picape esportiva nacional. É construída sobre a mesma plataforma da Toro e dos modelos monobloco da Jeep, traz a identidade da marca RAM e, por isso, tem porte médio e uma lista mais generosa de equipamentos. No caso, a unidade testada é a versão topo de linha R/T, que cobra R$ 270 mil.
Chevrolet
Na linha Chevrolet, as duas novidades são a nova Montana e a Silverado, que já é vendida nos Estados Unidos.
Com preços a partir de R$ 130 mil, a Montana promete atacar o reinado da Toro e da Strada, e tem 4,72 m de comprimento em duas versões, com motor 1.2 turbo flex de até 132 cv e opções de transmissão manual e automática.
Já a Silverado deve retornar ao Brasil bem diferente da picape que foi comercializada por aqui de 1997 a 2001. A picape virá equipada com motor a gasolina V8, e posteriormente uma opção elétrica. O modelo 2024 ainda não foi lançado – a expectativa é de que o lançamento ocorra até o fim deste ano -, mas, conforme o site da Chevrolet, o preço inicial será de R$ 520 mil e chegará com configurações exclusivas para o mercado nacional.
Fiat
A Fiat entra no segmento das picapes médias com a Titano, a mesma picape que a Peugeot lança na Argentina chamada Luntrack. O modelo ainda não foi lançado, mas, conforme o site da marca, o futuro lançamento trará “design imponente, muito conforto e tecnologias e capacidade off road”.
Volkswagen
Quem se manifesta mais discretamente é a Volkswagen, que fez apenas uma remodelagem na velha Saveiro. O design dianteiro foi modernizado, acompanhando a nova linha de desenho da marca. Entretanto, mantém a mesma velha plataforma, com o antigo motor 1.6 aspirado que rende 116 cavalos menos que o motor turbo da própria Volkswagen, com 128 cavalos. O valor previsto é de R$ 96 mil.