C3 Aircross ou Spin: qual SUV de 7 lugares se destaca?

Veja os prós e contras de cada um dos dois ‘gigantes’


Por Vagner Aquino, Especial para o Estadão

02/03/2024 às 07h00

A Citroën acaba de divulgar preços e versões do C3 Aircross de sete lugares. A tabela parte de R$ 117.990 na versão Feel, por meio de venda direta. Seja como for, com isso a marca passa a ter o carro com sete assentos mais barato do país.

Porém, em breve, a Chevrolet lançará a nova Spin, também com capacidade para sete pessoas. Na linha anterior, o modelo tinha preço sugerido a partir de R$ 120.890. As perguntas que ficam no ar são: a marca vai baixar a tabela? O carro será mais equipado?

Para entender essas e outras questões, o Jornal do Carro comparou os prós e contras de cada um. Evidentemente, a análise foi feita a partir das (poucas) informações disponíveis sobre os dois carros.

O Citroën C3 Aircross sai na frente por ser inédito. Por outro lado, muitos consumidores preferem apostar em carros que já conhecem. Assim, a Spin pode se sair bem – ela chegou há mais de uma década.

Além disso, a Citroën ainda pena para melhorar sua imagem no país. Parte dos consumidores associa a marca a produtos e manutenção caros, com tendência de alta desvalorização na hora da revenda.

Mecânica

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...enquanto Spin renovada deve manter as atuais opções manual e automática de seis velocidades (Foto: Divulgação/Chevrolet)

No quesito trem de força, o C3 Aircross inova com o motor 1.0 turbo flexível de até 130 cv de potência. A Spin deve manter o velho 1.8 aspirado flexível de até 111 cv. Em relação ao torque, são 20,4 mkgf a 1.750 rpm e 17,7 mkgf a 2.600 rpm, respectivamente, de acordo com informações preliminares das duas fabricantes.

Ainda não dá para falar sobre consumo de combustível. Afinal, a Chevrolet promete mudanças na calibração do conjunto do novo carro, para melhorar seus números. Entretanto, isso não deve ser suficiente para superar o Citroën.

Aliás, o C3 Aircross vem com câmbio automático CVT que simula sete marchas. A Spin renovada deve manter as atuais opções manual e automática de seis velocidades.

Como desenho é algo relativo, não foi considerado como um decisor de compra nesta análise. Entretanto, cabe lembrar que o C3 Aircross tem a vantagem na novidade e a Spin mantém o estilo mais sóbrio.

A nova Spin deve ter atrativos além de retoques visuais. O carro feito em São Caetano do Sul (SP) trará mais itens de comodidade e tecnologia. O destaque são o quadro de instrumentos digital e a tela da central multimídia que formam uma única estrutura.

Embora a marca não tenha revelado detalhes, a nova Spin deverá ter a mais recente geração do MyLink. Além disso, a aposta é de que a tela do multimídia tenha 8 polegadas, assim como na Montana.

A do C3 é de 10 polegadas e tem conexão com Android Auto e Apple CarPlay sem uso de fios, assim como o sistema da Chevrolet. Porém, só a Spin terá itens como o concierge OnStar, wi-fi, atualização remota de funções e o myChevrolet app.

Nas proporções, a Spin leva vantagem. São 4,41 m de comprimento, 2,62 m de entre-eixos e 553 l no porta-malas, sem a terceira fila de bancos em uso. Já o Citroën feito em Porto Real (RJ) mede 4,32 m e 2,68 m, respectivamente. Com cinco a bordo, seu bagageiro é de 493 l.

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